Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Brasil lidera ranking mundial de vírus para PCs em maio


Atividade de vírus de computadores por intermédio de spam cresceu no Brasil no mês de maio. De 163,7 e-mails, pelo menos um deles é código malicioso. O número coloca o país no topo da lista de vírus por países, de acordo com o relatório mensal MessageLabs Intelligence, divulgado nesta quarta-feira (27) pela empresa de segurança em informática Symantec.

Em seguida ao Brasil, vêm China, com uma mensagem maliciosa a cada 198,3 recebidas, e Reino Unido, com uma a cada 199,8 e-mails. O país mais seguro é o Japão: de 1.852 e-mails, apenas um contém vírus.

Os spam corresponderam a 90,4% de mensagens mundiais de e-mail recebidas no mês de maio, um acréscimo de 5,1% em relação ao mês de abril --ou o equivalente a um spam recebido a cada 1,11 mensagem.

Em média mundial, os vírus foram detectados em uma a cada 317,8 mensagens enviadas --que representa, de acordo com a empresa, um decréscimo de 0,01% em relação ao mês de abril. Já os ataques de "phishing" (tipo de fraude eletrônica que consiste em simular um site com o objetivo de roubar informações pessoais ou instalar um vírus) estiveram presentes em ao menos um de 404,7 e-mails recebidos, o que correspondeu a um aumento de 0,11% em relação ao mês passado.

De acordo com o relatório, 1.149 sites maliciosos foram bloqueados diariamente no mês de maio. Ainda que o número seja alto, a empresa aponta uma queda de 67,7% em relação a abril.

O aumento do número de spam foi ocasionado pelo uso do e-mail em páginas da internet, sites de relacionamentos e botnets (softwares-robôs que se executam de forma autônoma e automática). Os e-mails acessados por meio da internet e perfis de redes sociais são "uma mina de ouro para spammers", diz o relatório.

"Todos os spammers usam um assunto e um hyperlink válido para ativar perfis na maioria dos sites de relacionamento. Esses e-mails originados de endereços legítimos em alguns provedores de webmail fazem com que o trabalho de filtros de anti-spam seja difícil."

Os spammers aproveitam as redes sociais por meio de ferramentas que burlam o código automatizado "captcha" (caracteres gerados pelo site, que usuários devem digitar na antes da criação de contas).

Segundo o documento, 34,8% dos spam foram originados nas Américas --21,4% na América do Sul e 13,4% na América do Norte--, enquanto 31,6% e 27,8% corresponderam aos continentes europeu e asiático, respectivamente.

Caso você leitor queira ficar por dentro do mundo da tecnológia basta acessar o blog do estudantes Antonio Filho, estudante de Sistemas de Informações da UFC Quixadá. http://www.si-net.blogspot.com

Informações do site da folha online
jacksonperigoso@folha.com.br

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics