Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sábado, 30 de maio de 2009

Biblioteca Pública de Quixadá comemora aniversário

Até o fim de julho deste ano o Ministério da Cultura (Minc) vai instituir em todos os 5562 municípios brasileiros pelo menos uma biblioteca. O país tem hoje 6 mil bibliotecas municipais e 60 mil escolares, além das comunitárias. Dentre elas está a de Quixadá, que ontem, 28, completou 36 anos de existência.

Durante toda esta semana a direção da a Biblioteca Pública Municipal Padre Francisco Clineu Ferreira, que tem 17500 livros em seu acervo, organizou uma programação de comemoração. Na segunda, 25, aconteceu a palestra “Mutirão das letras – Literatura cearense através de grupos”, ministrada pelo professor Sebastião Gomes. Já na terça-feira e na quarta-feira, aconteceu a peça teatral “Biblioteca?” e a oficina “Contação de História”, respectivamente.

A semana foi encerrada, ontem à noite, com a exibição do documentário Biblioteca – 36 anos, produzido pelo fotógrafo Edgardo Moraes. Estiveram presentes no último dia do evento o vice-prefeito Airton Buriti, a secretária de Educação Ligia Maria Saraiva, a presidente da Câmara, Edi Leal, a diretora da biblioteca Maria Lindélia Lima, secretários de governo, freqüentadores e estudantes de Quixadá.

A diretora da Biblioteca Pública lembrou que o espaço transforma as mentes das pessoas.“Nós estamos contribuindo com a sociedade e transformando a mente dos nossos estudantes. Agradeço o apoio dado pela secretária de Educação para realização desta semana”, disse Maria Lindélia.

Já o vice-prefeito, Airton Buriti, valorizou o trabalho da biblioteca. “Nós temos que manifestar os nossos sentimentos e um dos primeiros sentimentos do ser humano é a curiosidade e a biblioteca, um espaço importante, nos ajuda a ter novos conhecimentos, nos ajuda a matar a curiosidade”, afirmou.

Saiba mais
No dia 25 de julho será promovido pelo ministério da cultura o Dia D da Leitura em todo o país.

A Biblioteca Pública de Quixadá foi instituída no dia 28 de maio de 1986 com o nome João XXIII, mas no dia no dia 5 de agosto de 1981 passou a ser Biblioteca Pública Municipal Padre Francisco Clineu Ferreira.

Informação do site da Prefeitura Municipal
www.quixada.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics