Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Encenações lembram morte de Jesus em Quixadá


Maiores e estruturadas, as encenações da Paixão invadem ruas e associações comunitárias

Nesta Sexta-Feira Santa, a maioria das cidades da região Centro celebram a Paixão de Cristo com encenações públicas nas praças, ruas e parques. Relembram a passagem mais dolorosa da vida de Jesus Cristo, dos momentos que antecederam o seu sacrifício na cruz à sua ressurreição. As cenas e a história são praticamente as mesmas, mas a cada ano o número de apresentações, de atores e de espectadores se multiplica.

Ainda na madrugada, uma procissão sobe ao Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, em Quixadá, revivendo as estações, do Pretório ao Calvário. A caminhada, iluminada por velas, relembra o surgimento do cristianismo. No percurso ao santuário, grupos de jovens de várias paróquias interpretam as passagens bíblicas do sacrifício do Filho de Deus. Em seguida haverá celebração eucarística no templo erguido na esplanada da Serra do Urucum.

Horas depois as passagens serão encenadas pelo grupo de teatro da Paróquia de São João Batista no bairro que recebe o nome do santo. As cenas do enforcamento de Judas, do calvário e da crucificação de Cristo ocorrem a partir das 13 horas. Mais de 1,5 mil espectadores são esperados para os últimos dias da celebração teatral da Via Crucis.

As apresentações especiais seguem amanhã (dia 11) e domingo no bairro. Os mais de 150 atores e figurantes cumprem fielmente as passagens descritas na Bíblia. Além das estações, representadas em detalhes, as datas e horários são exatamente os mesmos. Eles comentam que o espetáculo não se torna mais realista porque os recursos financeiros são escassos. Poucos comerciantes colaboram. A maior parte das despesas é bancada pela própria paróquia.

Em Quixeramobim, o espetáculo da Paixão de Cristo será encenado pela primeira vez. As apresentações tiveram início na última terça-feira na passagem molhada da Via Paisagística. Hoje será a última oportunidade para o público assistir a vida e morte de Cristo no coração geográfico do Ceará. Aproximadamente 70 alunos do curso de teatro promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo representam a Paixão. A Santa Ceia, o segundo encontro com o diabo, a crucificação e a ressurreição poderão ser vistos a partir das 20 horas.

Em Senador Pompeu, a memória do Salvador será relembrada pela Fundação Santa Terezinha. O auto religioso é apresentado desde 2005. O elenco é formado por membros do grupo folclórico Fulo do Sertão. O cortejo segue pelas ruas da cidade, encerrando as passagens ao lado da Estação Ferroviária. A primeira cena será apresentada às 17 horas. Até o momento final serão 120 minutos com a participação de 150 atores e figurantes.

O sofrimento de Cristo também será revivido na zona rural deste município. Pelo segundo ano consecutivo, a Companhia Engenheiros da Arte faz a apresentação na comunidade de Engenheiro José Lopes. O distrito pára, literalmente, para apreciar e se emocionar com a exibição dos jovens que integram o projeto Ponte de Cultura Arte Sobre Rodas.

Mais informações:

Santuário Rainha do Sertão, (88) 3412.1373; Secretaria de Cultura de Quixeramobim, (88) 3444.4542; Fundação Santa Terezinha, (88) 3449.0106

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics