Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

terça-feira, 7 de abril de 2009

DIA DA SAÚDE: Quixadá estimula vida saudável na população


Projeto promove qualidade de vida e prática habitual de exercícios físicos no Dia Mundial da Saúde

Aeróbica, ginástica laboral, exames, verificação de pressão arterial, avaliação física e nutricional. O maior pólo urbano do Sertão Central comemora, hoje, o Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física com programação especial na cidade. Também alerta a população sobre as doenças e agravos não transmissíveis (Dants). A praça José de Barros, no Centro de Quixadá, será transformada em uma gigantesca academia de ginástica e consultório médico. Os organizadores pretendem atrair pelo menos dois mil praticantes, de todas as idades, para o dia especial de promoção da saúde.

Segundo o coordenador de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde de Quixadá, Dário Queiroz, as Dants, como a diabetes, a hipertensão, complicações respiratórias e obesidade, são conhecidas e são as que mais internam e matam pacientes em todo o mundo. O levantamento foi feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Estudos apontam o alcoolismo, o tabagismo, o sedentarismo e a alimentação inadequada como principais fatores. É preciso conscientizar e alertar sobre os riscos causados por elas. Podem levar à morte.

O radialista Lamartine Queiroz foi a mais recente vítima. O profissional de 43 anos faleceu na última sexta-feira. O sedentarismo é apontado como principal causa. ´A preocupação excessiva com o trabalho e a falta de exercícios lhe tiraram a vida precocemente´, comentam os colegas de rádio, lamentando a perda. Muitos agem da mesma forma. Não praticam sequer 15 minutos diários de atividades físicas. Reconhecem o desleixo, mas continuam desprezando os riscos que somente no ano passado mataram 16 pessoas só na cidade de Quixadá.

Para mudar esse quadro, o município se esforça no desenvolvimento de políticas públicas. O Mexa-se, iniciado em 2006, é considerado por especialistas um modelo viável nessa luta. Dário Queiroz ressalta a necessidade das pessoas se interessarem pelo hábito saudável do exercício físico diário. O check-up periódico também é necessário. Apesar dos exames estarem ao alcance de todos, casos de glicemia extrema são detectados por acaso.

Embora o Mexa-se Quixadá esteja atraindo um número cada vez maior de praticantes de atividades físicas regulares, os casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de cirrose com óbitos estão se acentuando na região. Somente nos dois primeiros meses deste ano 11 pacientes foram internados com AVC. Conforme números da Secretaria Estadual de Saúde, 12.316 morreram por complicação de doenças do aparelho circulatório em 2006.

Embora continue alto, o sedentarismo baixou de 29,2%, em 2006, para 26,3%, em 2008. Os estudos estão relacionados às capitais, mas no Interior a situação não é diferente, garantem os profissionais que atuam no setor.

Mais informações:
Dia Mundial da Saúde
Praça José de Barros
Quixadá
Das 8 às 14h
(88) 3414.6459

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics