Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quinta-feira, 23 de abril de 2009

ProUni dá bolsas a alunos que têm carro de luxo, segundo TCU

Irregularidades foram apontadas em auditoria realizada pelo tribunal.Existem indícios de ilegalidades praticadas por quase 31 mil estudantes.

Criado para estudantes de baixa renda, o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas a mais de 380 mil alunos no país, acabou beneficiando até quem tem carro de luxo. A denúncia é do Tribunal de Contas da União.

Na primeira auditoria feita no programa, o tribunal descobriu irregularidades que apontam, por exemplo, que 39 estudantes da Bahia, São Paulo e Distrito Federal têm bolsa e também carro de luxo, que valem mais de R$ 90 mil. No total, existem indícios de ilegalidades praticadas por quase 31 mil estudantes.

Segundo TCU, há 1.700 bolsistas donos de carros novos e 3.561 já têm curso superior, o que é proibido pelas regras do ProUni. Além disso, 23.100 têm renda familiar acima do que é permitido pelo programa.

A estudante Juliana só está em uma universidade particular porque conseguiu uma bolsa do ProUni. "O ProUni veio como uma solução e uma realização de um sonho, porque estava difícil e eu não tinha condições realmente de pagar uma faculdade."

A partir de agora, o Ministério da Educação vai ter que enviar fiscais pessoalmente às instituições de ensino para verificar se os recursos do programa estão sendo bem aplicados.

Segundo o ministério, se forem comprovadas as fraudes apontadas pelo TCU, o estudante será desligado do programa. Além disso, afirma que notificou nove universidades.

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics