Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sábado, 28 de março de 2009

UFC espera licença para continuar obra em Quixadá

Atualmente a UFC realiza 43 obras no Estado para ampliar sua atuação no Interior

Fortaleza. A Universidade Federal do Ceará (UFC) explicou, na manhã de ontem, a situação referente à obra de construção do Campus de Quixadá, que teria sido embargado pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). De acordo com o diretor pró tempore do campus de Quixadá, professor Ciro Nogueira Filho, a UFC realiza, atualmente, 43 obras no Estado, tanto em Fortaleza quanto no Interior e somente a de Quixadá teve problemas. No entanto, a instituição vai se adequar aos procedimentos necessários para dar continuidade à obra. Enquanto isso, a construção do prédio que servirá de instalação para o curso de Sistemas da Informação permanece suspensa até a nova licença ser emitida. “A licença que nós tínhamos era prévia. A que faltava era a de instalação para que os estudos no terreno pudessem ser iniciados. Como estivemos ontem (anteontem) na Semace, temos a expectativa de que a licença seja concedida de 10 a 15 dias. As obras estão suspensas, mas temporariamente”, diz.

Sobre a localização do terreno em que a universidade será erguida, o professor confirmou que se trata de uma zona de amortecimento dos monólitos. Além disso, o terreno está situado à margem da via de acesso ao Açude do Cedro e é incluído, pelo Iphan, como área de preservação permanente. O professor salienta que é necessário ter licença de dois órgãos, tanto da Semace quanto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “O terreno fica localizado no entorno de uma área que é tombada e considerada como proteção ambiental. No entorno dessa área, a legislação é bastante criteriosa e a Universidade é uma instituição de educação e faz questão de preservar o patrimônio, mas isso fica no entorno. Portanto, a obra pode ser construída”.

Com o novo prédio, previsto para ter 1.497 metros quadrados e com orçamento de R$ 986 mil, a Universidade Federal do Ceará vai deixar de funcionar em salas do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet), para sua sede própria. “Há previsão de outro vestibular em Quixadá”, destaca.

Mais informações:

Universidade Federal do Ceará
Campus Quixadá
(88) 3366.7417
(85) 8776.0744
www.ufc.br

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics