Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quinta-feira, 26 de março de 2009

SEMANA DA ÁRVORE: Campanha pela arborização


Projeto ambiental promove arborização como alternativa para redução da poluição do ar e melhoria do clima

Quixadá. Um pomar no quintal de casa, de milhares delas. Se depender da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Seduma) de Quixadá centenas de pomares se espalharão pela cidade. O primeiro passo já foi dado. Mil mudas frutíferas de manga, graviola, goiaba, cajá, caju e outras espécies foram distribuídas com moradores do Campo Velho, um dos bairros mais populosos de Quixadá.

O evento marca abertura do projeto Quixadá Ambiente Sustentável, desenvolvido com o apoio do Governo Federal, Petrobras Biodiesel, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, 12ª Crede, Câmara de Dirigentes Lojistas, Cagece, Coelce e Pinheiro Supermercados. Juntos, pretendem arborizar pelo menos 50% das áreas residenciais da cidade e amenizar os efeitos causados pela emissão de gases poluentes no ar e os dias quentes de verão.

Conscientização

Segundo o titular da Seduma, Joaquim Gomes da Silva Neto, o programa lançado às margens do Lago dos Monólitos, conhecido popularmente como Açude do Eurípedes, vai além da arborização. A conscientização da comunidade também começa a ser trabalhada para a implantação da coleta seletiva de lixo e do óleo comestível usado. Professores e estudantes estão levando a mensagem ambiental de porta em porta. A ideia é estimular a vizinhança a cuidar do desenvolvimento das mudas e depositar o lixo reciclável nos “monstrinhos”, coletores especiais que em breve serão implantados nas escolas públicas de Quixadá.

Com o processo, mais de 40% dos resíduos sólidos destinados ao aterro sanitário da cidade serão reciclados. Uma equipe juvenil será encarregada do processamento e comercialização, por meio de uma cooperativa formada por eles.

Mal à natureza

Na opinião da dona-de-casa Maria Paula Martins, a iniciativa é muito interessante. Ao receber a visita de alunos da Escola Padre Vicente Gonçalves Albuquerque e do Distrito Educacional Campo Velho, ela confessou que não tinha conhecimento do mal que o óleo de cozinha causa à natureza quando é despejado pelo ralo.

Um litro do insumo culinário é capaz de poluir mil litros de água. Um prejuízo enorme para todos. Essa foi exatamente a mensagem transmitida pela Companhia Independente de Teatro na abertura do programa ambiental. Bem humorado, o quarteto de atores, coordenados por Íris Freitas, encenou a importância de transformar o óleo usado em biocombustível. A cidade já conta com uma cooperativa especial, O-Limpo.

Trinta jovens estão realizando a coleta. “Mais de dois mil litros já foram coletados”, destacou Joaquim Neto, apostando no sucesso da ação ambiental em seu município.

IMPORTÂNCIA

"As futuras gerações perceberão a importância deste passo em defesa da natureza e também das nossas vidas"

Joaquim Gomes da Silva Neto
Sec. Meio Ambiente de Quixadá

"Ser parceiro de um empreendimento como este, realizado em Quixadá, é reforçar a ideologia ambiental da Petrobras"

Mairton Paulo Costa
Gerente Adm. da Petrobras

"Não pensamos somente em festas, brincadeiras e Orkut. Também nos preocupamos com o nosso futuro"

Gisele Maciel do Nascimento
Estudante

"Jamais havia imaginado que ter uma mangueira no quintal da minha casa era tão importante para a vida"

Alaíde Costa de Lima
Dona-de-casa

ALEX PIMENTEL
Colaborador
www.diariodonordeste.com.br

Mais informações:

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Quixadá
(88) 3414.3864
Sertão Central
seduma@quixada.ce.gov.br
www.quixada.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics