Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quarta-feira, 11 de março de 2009

Pesquisa: 99% dos brasileiros têm preconceito contra gays

Só 1% dos brasileiros maiores de 16 anos não têm preconceito contra homossexuais.

Entre 26% e 29% - mais de um quarto da população- assumem não gostar de gays, lésbicas, travestis ou transexuais.

Os demais até disfarçam, mas 99% caíram na malha fina de uma pesquisa nacional feita pelas fundações Perseu Abramo, ligada ao PT, e Rosa Luxemburg.

O governo federal usará o levantamento para planejar novas políticas, e alerta que já detectou um desdobramento sombrio de tanto preconceito: a intolerância.

A cada três dias de 2008, foi detectado pelo menos um crime de ódio por orientação sexual no país, segundo o programa federal Brasil Sem Homofobia.

Dentro de instituições públicas, principalmente nas polícias, a intolerância tem sido detectada.

Além da violência física, o preconceito tem criado barreiras na educação e na saúde públicas.

- O que mais chama a atenção na pesquisa é a quantidade de brasileiros que admitiu preconceito contra homossexuais.

Em duas pesquisas anteriores, 4% admitiram ter preconceito contra negros (2003) e também 4% contra idosos (2006) - disse o professor de sociologia da USP Gustavo Venturi, coordenador das três pesquisas.

A pesquisa sobre homofobia, que ouviu 2.014 brasileiros em 150 cidades, fez um retrato do preconceito em três dimensões: o assumido, o disfarçado e o "dos outros". Entre os preconceituosos assumidos, 16% admitiram ter forte preconceito, ao ponto de considerarem os homossexuais como "doentes", "safados" ou "sem caráter".

Os preconceituosos disfarçados negaram, mas, ao longo das entrevistas, de mais de uma hora, acabaram dando respostas no mínimo politicamente incorretas sobre todos os segmentos.

Mesmo quando diziam não ter nada contra a opção sexual de outras pessoas, admitiam, por exemplo, que não gostariam de trabalhar, ou ter um vizinho, ou se relacionar com um médico ou professor HOMOSSEXUAL.

Já no momento de analisar a sociedade em que vivem, entre 91% e 93% consideraram que o brasileiro é preconceituoso com os homossexuais e transexuais.

Mais de 70% consideraram que esse preconceito é forte.

Para 66%, homossexualidade é pecado contra leis de Deus As expressões de preconceito foram detectadas na escolha, em diferentes graus de concordância, de frases como "Deus fez o homem e a mulher com sexos diferentes para que cumpram seu papel e tenham filhos" (92% concordaram), ou "A homossexualidade é um pecado contra as leis de Deus" (66% de concordância) e ainda "A homossexualidade é uma doença que precisa ser tratada" (40% admitiram pensar assim).

As manifestações de preconceito partem de todas as faixas de escolaridade, de renda, de todas regiões do país e de diferentes religiões: católicos, evangélicos, umbandistas. Para 70% dos entrevistados, o governo não deve se envolver na situação.

- Não há como não se envolver, porque a intolerância tem se manifestado em crimes, inclusive cometidos por agentes de Estado - disse Paulo Biagi, coordenador do programa Brasil Sem Homofobia, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

Segundo Biagi, com a pesquisa - custeada principalmente pela Fundação Perseu Abramo - a base do governo no Congresso está se rearticulando em torno do projeto de lei número 122, que transforma a discriminação a homossexuais e transexuais em crime inafiançável, nos moldes da Lei do Racismo.

Em maio, o governo lançará o Plano Nacional de Promoção da Cidadania LGBT. Serão várias ações, centradas principalmente em saúde, educação e justiça.

Além disso, ainda neste semestre, o Brasil participará, com mais dez países latinos, de uma campanha de combate à homofobia em rádio e TV.

Fonte: Soraya Aggege (O Globo)

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics