Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 6 de março de 2009

Mulheres de Quixadá lutam pela implantação da delegacia


Mulheres que lutam por políticas para as mulheres em Quixadá e no Sertão Central realizam ato em prol de uma delegacia especializada.

Na manhã desta quinta-feira, 5, a população de Quixadá foi as ruas para coleta de assinaturas em prol da construção da Delegacia Especializada para as Mulheres e criação da Vara da Violência Doméstica e Familiar. Esses dois instrumentos legais têm por finalidade dar uma maior proteção às quixadaenses e toda a população do Sertão Central.

O ato começou às 7h30min da manhã, quando houve uma concentração, de cerca de 3 mil pessoas, em frente ao Fórum Avelar Rocha e de lá partiram para a praça José de Barros, no centro da cidade. O evento contou com a presença do prefeito, Rômulo Carneiro; da deputada estadual Rachel Marques; do chefe de gabinete do prefeito, Henrique Rabelo; do assessor especial de Planejamento e Política institucional, Manoel Messias; da coordenadora de Políticas para as Mulheres, Sheila Gonçalves; da secretária de Desenvolvimento Social, Rosa Buriti; do secretário de Comunicação e Mobilização Social, Carlos Augusto; de representante do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsep) e de comitivas vindas dos municípios de Choro, Quixeramobim, Ibaretema e de Banabuiu, dentre outras autoridades.

A prefeitura de Quixadá realizou o evento como forma de sensibilizar o governo do Estado, pois de acordo com o artigo 185 da Constituição Estadual, municípios que tem a partir de 60 mil habitantes devem ter uma Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher. A cidade há muito tempo luta pela implantação. Em 2005, a gestão municipal já havia realizado ato semelhante ao ocorrido hoje, recolhendo cerca de duas mil assinaturas.

Atualmente, de acordo com os dados de 2007 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Quixadá possui uma população de 76.105 habitantes, o que deixa a cidade dentro do perfil para construção da delegacia. A prefeitura local já cedeu o terreno para a construção e espera uma definição por parte do governo do estado. Para a coordenadora de Políticas Para as Mulheres, Sheila Gonçalves, com os dois instrumentos legais reivindicados a Lei Maria da Penha será efetivada. “Só com a conquista desses dois empreendimentos públicos, verdadeiramente e de forma efetiva, nós veremos a Lei Maria da Penha ser cumprida de forma eficaz”, afirmou Sheila Gonçalves.

Já o prefeito, Rômulo Carneiro, chegou cedo ao Fórum Avelar Rocha para receber as comitivas vindas dos municípios próximos a Quixadá. Rômulo Carneiro enfatizou a importância da caminhada, bem como o trabalho de valorização das políticas para as mulheres. “Fizemos nossa parte, criamos a lei de eqüidade, junto com o sindicato. Além disso, criamos a coordenadoria da mulher, doamos o terreno e fizemos o projeto para construção da delegacia para o governo do estado, que agora deve fazer sua parte”, enfatizou o prefeito.

Fonte: www.quixada.gov.br
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics