Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Governo quer reduzir o tempo de construção para habitação popular

O programa de construção de casas populares, que será anunciado pelo governo em breve, deverá buscar a simplificação de procedimentos e a redução dos custos financeiros das obras.
A informação foi dada ontem (11) pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, durante o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas. Segundo ela, a intenção é diminuir o tempo de construção de uma habitação de 33 meses para 11 meses.

A ministra também disse que o programa deverá contemplar famílias com renda entre dois e dez salários mínimos. A intenção do governo é viabilizar a construção de um milhão de moradias até 2010.

"Com isso, vamos garantir que as pessoas tenham condição de pagar em função da sua renda: que jamais acumulem o pagamento do aluguel e a prestação da casa, e que a estrutura de financiamento seja adequada à estrutura de renda das pessoas. Nós iremos dar subsídios para esse pagamento, proporcional à renda. Quanto menor a renda, maior o subsídio", explicou Dilma.

Questionada pelos jornalistas, a ministra não quis dar mais informações sobre o plano. "Se eu esclarecer, tenho que dar detalhes de uma coisa que não está inteiramente aprovada. O plano vai sair nos próximos dias, vai ser um bom plano, robusto. Mais do que isso só posso divulgar quando estiver concluída a elaboração", disse.

O plano para a construção de moradias populares foi mencionado pela primeira vez durante discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Manguinhos, no Rio de Janeiro. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, já adiantou que o governo pretende criar um fundo garantidor de R$ 500 milhões para assegurar o pagamento de empréstimos das moradias.

Agência Brasil
SITE PT NACIONAL

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics