Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Demolição causa polêmica em Pedra Branca


Prefeitura de Pedra Branca derruba quiosques para coibir bebedeira e prostituição ao lado de Igreja Matriz

Pedra Branca. A movimentação de um trator no Centro de Pedra Branca, na microrregião do Sertão de Senador Pompeu, a 260 km de Fortaleza, atraiu uma multidão no fim da tarde da última segunda-feira para o local. Curiosos passavam e observavam atentos o movimento da máquina, derrubando dois quiosques, ao lado da Igreja Matriz de São Sebastião. A decisão, tomada pelo prefeito Antônio Góis faz alguns meses, dividiu a opinião da população do município.

Os arrendatários dos dois pontos comerciais e alguns fregueses taxavam a medida como arbitrária, mas freqüentadores do templo religioso ao lado elogiavam a iniciativa. Não suportavam mais a bagunça, geralmente provocada nas noites de cultos dos fins de semana, ali vizinho. Apesar do clima tenso, a equipe da Polícia Militar acionada para o local não teve trabalho para controlar a situação. Não houve resistência.

Estabelecido no quiosque há mais de oito anos, Sílvio, como é mais conhecido o comerciante José Veríssimo de Oliveira, não se conformava com a estratégia utilizada pela Prefeitura. Ele afirmou estar aguardando decisão judicial sobre a questão, que vem se arrastando faz algum tempo na comarca local. Não esperava pela surpresa desagradável. Conta que pagava suas taxas corretamente e zelava pelo lugar.

Enquanto Sílvio se revoltava com a situação, o gazeteiro Paulo Filho se preocupava com o destino de sua banca de revistas. Estava estabelecido ali há uma década. Assim como os vizinhos, havia recebido notificação da Prefeitura de Pedra Branca para desocupar o lugar. Não sabia por qual motivo pretendiam lhe tirar dali. Acreditava tratar-se de perseguição política, já que foi candidato a vereador, oposicionista, na última eleição.

O chefe de gabinete do poder executivo local, João Alves de Mesquita Neto, informou que o jornaleiro não seria afetado. Joãozinho, como o assessor do prefeito é tratado pelos colegas, justificou que quanto aos dois quiosques não havia mais alternativa. Além da cobrança de religiosos, que estavam reclamando da má utilização do lugar, aquela área havia se transformado em ponto de prostituição e bebedeira, inclusive de menores.

Denúncia
O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Edivan Medeiros, confirma as denúncias. Ele cita inclusive que o responsável por um dos quiosques, identificado pelo nome de Marcelo, já foi penalizado pela Justiça. Atualmente, uma portaria da juíza Flávia Aires oficializava a decisão. Mesmo assim, nos fins de semana, a bebedeira continuava, embora devesse funcionar apenas para a venda de lanches.

De acordo com o assessor direto do prefeito, “agora, removidos os obstáculos, a praça será reformada e, inclusive, o lugar receberá uma ilha digital”. Ele ainda acrescentou a necessidade da operação antes do período carnavalesco. Pela primeira vez, o município terá carnaval popular, no entorno da igreja. Por isso, quanto mais espaço, melhor.

Alex Pimentel
Colaborador

QUIOSQUES
2 quiosques foram demolidos em Pedra Branca

Mais informações:
Prefeitura do município de Pedra Branca
Sertão Central do Ceará
Rua José Joaquim de Sousa, 10
(88) 3515.2444

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics