Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

´CONSÓRCIO´ DO CRIME: Quadrilhas se juntaram para o ataque ao banco


Bando de outro Estado recebeu apoio ´logístico´ em Quixadá para cavar túnel e furtar o dinheiro na agência do BB

A Polícia Civil - através da Delegacia de Roubos e Furtos/DRF e do Departamento de Polícia Especializada/DPE - já tem pistas para identificar a quadrilha que invadiu a agência do Banco do Brasil da cidade de Quixadá, no Sertão Central (a 154Km de Fortaleza), no último fim de semana, e furtou todo o dinheiro que havia na casa forte. Os nomes de alguns suspeitos já estão sendo investigados pelos delegados Wilder Brito e Jairo Pequeno.

Assim como aconteceu no caso do furto milionário no Banco Central, em Fortaleza, em agosto de 2005 (quando foram furtados R$ 164,6 milhões), no episódio ocorrido em Quixadá, a Polícia acredita na ação de um ‘consórcio’ de duas quadrilhas, sendo uma de fora -provavelmente do Rio de Janeiro - e outra formada por bandidos que atuam no Sertão Central do Ceará. Pelo menos, três nomes estão sendo investigados, mas mantidos em sigilo pelas autoridades.

Um dos suspeitos já tem uma longa ficha de crimes na região (roubos de cargas, assaltos e pistolagens). Outros, seriam componentes de um grupo criminoso baseado em Quixadá e que já praticou diversos assaltos a bancos e carros-fortes no Ceará e Estados vizinhos.

Para a Polícia, a quadrilha local teria dado apoio logístico ao grupo de fora, além de fornecer informações privilegiadas acerca do BB de Quixadá, entre elas, a posição da casa forte e o tipo de segurança que existia na agência.

Anteciparam

Outra conclusão da Polícia revela que a quadrilha supostamente antecipou a invasão ao BB de Quixadá. O plano dos ladrões seria invadir a agência provavelmente durante o fim de semana prolongado do carnaval ou nos dias seguintes, já mais para perto do fim do mês, quando na agência estaria guardada uma quantidade de dinheiro até seis vezes maior da que foi furtada. Mas, os ladrões tiveram que se apressar diante de um ´detalhe´ que não estava em seus planos: as obras de saneamento básico que estão sendo realizadas na cidade.

A chegada das obras no trecho da Rua Rodrigues Júnior (onde está situada a agência bancária) fatalmente iria levar à descoberta das escavações do túnel em direção à casa forte do BB. Também seria descoberto o fechamento - com areia e gesso - dos canos que lançam na galeria os dejetos procedentes das residências.

Para poder transitar pela galeria que serviu de túnel para a retirada do dinheiro - que também absorve as águas pluviais -os ladrões vendaram todas as ligações domiciliares e também interromperam as conexões vindas da rua. Por conta disso, na semana passada houve um alagamento nas proximidades do banco após uma forte chuva que caiu em Quixadá. Aquele era um dos primeiros efeitos da ação dos criminosos no subsolo da cidade. Mesmo assim, os ladrões deram prosseguimento ao plano criminoso.

Varredura

Na noite passada, por volta das 20 horas, os peritos e agentes da Polícia Federal deram por concluída a varredura na escavações dentro da casa forte do BB. Eles encontraram nas escavações uma vasta quantidade de objetos usados pelos ladrões, tais como um macaco hidráulico, óculos de proteção, brocas e material de iluminação (fios e lâmpadas). Tudo foi embalado e levado para a sede da PF, nesta Capital, onde serão feitos exames comparativos com o que foi recolhido na época do furto milionário no BC.

Também ontem, o delegado-regional da Polícia Civil em Quixadá, José Edilson Oliveira Sobrinho, transferiu, oficialmente, o caso para a DRF.

Fernando Ribeiro/Alex Pimentel
Editor/Repórter

DIFICULDADE
Peritos fazem escavações na casa forte

Picareta, martelete elétrico, marrão, alicate. Todos foram instrumentos utilizados pela Polícia Federal, com o auxílio do Corpo de Bombeiros, na tentativa de ampliar a saída do túnel, na casa-forte do Banco do Brasil, para que os peritos pudessem examinar o local.

A dificuldade da Polícia em atravessar os 60 centímetros de concreto armado parece não ter sido a mesma encontrada pelos bandidos. “O buraco de saída do túnel, na caixa-forte, tem apenas uns 30 centímetros de diâmetro. É difícil imaginar um homem adulto, mesmo que seja magro e de pouca estatura, passando por esse espaço para ter acesso ao dinheiro”, avaliou o major Naum Maurício, comandante da Seção do Corpo de Bombeiros do município de Quixeramobim.

No local, caixas de papelão, sacos plásticos e garrafas pet foram encontradas e considerados ´vestígios´ pelos federais.

Movimentação

Seis peritos da Polícia Federal, entre eles, dois papiloscopistas - que coletam e examinam impressões digitais - trabalharam durante todo o dia de ontem dentro do BB, que funcionou normalmente. A PF procurava indícios de alguma relação entre este crime e o furto ao Banco Central, em Fortaleza, em 2005 (quando foram furtados R$ 164,6 milhões da casa-forte).

Do lado de fora do banco, a movimentação também era grande. A cidade praticamente parou para ver o trabalho da Polícia. Por volta do meio-dia, um policial federal e um bombeiro vestiram roupas especiais, botas de borracha e máscaras de oxigênio, e desceram em dois bueiros que iam até a galeria utilizada como ´corredor´ pelos bandidos.

Dezenas de sacos de areia foram deixados pela quadrilha na galeria, tendo sido utilizados para represar a água dos esgotos que saíam das casas.

Enquanto isso, policiais saíam do prédio alugado pelos bandidos com sacos contendo documentos e cheques devolvidos. O material foi encontrado na entrada do túnel.

Vendeu

Ainda na tarde de ontem, um comerciante do ramo de material de construção (identidade preservada) foi levado pela Polícia Civil até o lava-jato. Ele confirmou ter vendido material - especialmente gesso - para a quadrilha, afirmando não saber em que o produto seria utilizado.


REPERCUSSÃO
População diz que ação dos criminosos foi ´anunciada´

Na cidade de Quixadá, a opinião popular é unânime: o furto ao Banco do Brasil foi um crime ´anunciado´. “Todos que conhecem o pessoal do banco sabiam que o vigilante já tinha alarmado duas vezes, porque ouvia barulhos estranhos vindos do piso, durante à noite. Numa das ocasiões, no dia 9 de janeiro deste ano, ele escutou um barulho de serra e o fato ficou, inclusive, registrado no livro de ocorrências do plantão. Ninguém deu a devida atenção que o caso merecia”, contou um empresário da região, correntista do Banco do Brasil de Quixadá.

Segundo o mesmo empresário, o vigilante ouviu também um ruído similiar a uma explosão, em outra noite, chegando a acionar a Polícia Militar para o local. “Mesmo assim, todos brincavam com ele, dizendo que estava dormindo em serviço e sonhando demais.”

Emprego

Algumas pessoas da cidade chegaram a ter contato com os bandidos. Um jovem desempregado, que já tinha trabalhado em lava-jato, foi até o local alugado pelos bandidos à procura de trabalho. “Soube que estavam montando um lava-jato e resolvi pedir emprego ali. O portão estava aberto e fui entrando, até que um homem veio de uma vez pra cima de mim, me empurrando, dizendo que eu não podia entrar ali daquela forma. Estranhei, mas não achei que poderia ser algo tão sério”, contou.

O galpão em que o túnel começou a ser escavado tem mesmo a estrutura de um lava-jato, embora bastante precária. Nada chegou a ser instalado no local. No canto esquerdo, ao lado do portão de entrada, tábuas de madeirite escondiam o começo do túnel que levaria até a agência bancária.

Bebidas

Um grupo de mecânicos que trabalhava ao lado do lava-jato, e que sempre se reúne para beber, teve, no último sábado, as bebidas pagas por um dos bandidos. “Ele chegou no bar e disse que era tudo por conta dele. Ficamos animados, achando que ele estava comemorando alguma coisa”, diz um auxiliar de mecânico.

NATHÁLIA LOBO
Repórter

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics