Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Concurso de fantasias no céu de Quixadá


Pilotos de asa delta participam de concurso de fantasias carnavalescas desfilando no céu do município de Quixadá

Quixadá. Neste fim de semana o céu do Sertão Central ganhou um colorido diferente. Mais de uma dezena de pilotos de vôo livre desfilaram, literalmente, pelo ar. Fantasiados, participaram do primeiro concurso do gênero realizado no Nordeste. Quem subiu até a rampa do Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, na Serra do Urucum, em Quixadá, adorou a novidade. Estavam acostumados a ver o Carnaval nas avenidas, praças e até dentro d´água, mas no ar, era a primeira vez.

A Cuca, o Jacaré Gay, Papai Noel, o Batman, um Mosquito da Dengue, um ET, o Bonovox, um Caipira e até o “Homem Moita” disputaram o primeiro título do “Fantasiando o céu de Quixadá”. Houve até homenagem especial a um sacerdote. O público logo associou o personagem criado por um dos pilotos ao bispo emérito de Quixadá, dom Adélio Tomasim. A plataforma de decolagem está situada na área do santuário erguido pelo missionário, a pouco mais de 10 quilômetros do Centro da cidade.

Mas o presidente da Federação de Parapente e Asa Delta do Estado do Ceará, João Guy, criador da fantasia, fez questão de esclarecer que representava o “Padre dos balões”, Adelir de Carli, aventureiro como ele, que perdeu a vida em abril do ano passado, no Paraná, quando resolveu sobrevoar aquele Estado utilizando bexigas plásticas de ar. O piloto ainda ressaltou seu respeito e admiração ao ex-bispo de Quixadá, por incentivar o vôo livre na região do Sertão Central.

Participantes
Além de Guy, o campeão estadual e brasileiro da categoria cross country de asa delta, Marcos Sousa, o presidente do Clube Cearense de Vôo Livre, Fernando Marinho, e uma equipe especial, formada por pilotos de Sobral, participaram da competição organizada pelo veterano Antônio Almeida. Elogiaram a iniciativa.

Eles lamentaram apenas as condições do tempo. Chuvas em Fortaleza e nuvens carregadas na região do Sertão Central prejudicaram as decolagens no sábado e inibiram a participação de mais pilotos, inclusive os de parapente.

Mesmo assim o idealizador do vôo à fantasia, Antônio Almeida, ficou feliz com o evento. O concurso, inspirado num festival realizado tradicionalmente em Saint Hilaire, na França, atraiu um bom público à rampa do santuário.

Aplausos
Os pilotos arrancaram risos e aplausos do público. Mais ainda o campeão Marcos Sousa. Arrastou mais um título. Foi ele quem se fantasiou de Cuca, um personagem do folclore brasileiro adotado por Monteiro Lobato em suas histórias infantis, adaptadas para a televisão.

Expectativa
Com o sucesso da primeira edição do inusitado concurso, Almeida espera um número ainda maior de pilotos no pré-Carnaval aéreo do próximo ano.

Assim como ocorreu com o X Ceará, maior competição de vôo livre à distância do mundo, realizada na cidade de Quixadá, ele acredita na divertida disputa, bem diferente da tensão registrada nos circuitos estaduais, nacionais e internacionais, como um atrativo a mais para o turismo regional. “Quem sabe, um dia, conseguiremos atrair mais de 30 mil turistas para cá. É assim na França”, completou Almeida.

O I Fantasiando o céu de Quixadá foi promovido pelo Pedra dos Ventos Resort, em parceria com o Clube Cearense de Vôo Livre e ainda com a Federação de Parapente e Asa Delta do Estado do Ceará. O evento contou também com o apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá.

Alex Pimentel
Colaborador


ATRATIVO

"Este festival será um interessante atrativo esportivo e turístico. Mas, precisamos de apoio".
João Guy
Pres. da Fed. de Parapente

"É uma maneira divertida de difundir o esporte. O povo adora o Carnaval, não importa onde esteja".
Fernando Marinho
Pres. do Clube Cear. de Vôo Livre

Mais informações:
Fantasiando o céu de Quixadá
(88) 3451.2028
hotel@pedradosventos.com.br
Prefeitura do município de Quixadá
(88) 3412.3864

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics