Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Carnaval no céu do Sertão Central


Pilotos de asa delta e parapente participam do primeiro concurso aéreo de fantasias de Carnaval do Ceará

Quixadá. Palhaços, super-heróis, piratas, bruxas, discos voadores e muito mais. Neste fim de semana o céu da “capital mundial do vôo livre” se transforma na passarela do primeiro concurso aéreo de fantasias carnavalescas do Norte e Nordeste. Dezenas de pilotos de asa delta e parapente irão decolar da rampa do Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão em busca do primeiro título de campeão da folia nos ares de Quixadá.

Segundo o idealizador do Carnaval aéreo, o piloto, engenheiro químico e hoteleiro Antônio Almeida, 25 competidores já se inscreveram, mas ninguém revela seus trajes e alegorias. Assim como nas escolas de samba, mantém o segredo com receio de serem copiados. Originalidade, beleza e harmonia serão os quesitos avaliados por um júri especial. Todos se concentram no resort Pedra dos Ventos, na Serra do Juá, distrito de Juatama.

Os saltos ocorrem nas tardes de hoje e domingo, a partir das 15h. Antes, “breaking” para checagem dos equipamentos e almoço de confraternização no hotel fazenda. Na oportunidade, desfilam para os jurados. Em seguida, recebem as regras da irreverente competição. A principal delas é sobrevoar o espaço aéreo fantasiado. Quem não cumprir o item básico será desclassificado na prova.

O público poderá apreciar as decolagens e pousos de perto. Basta seguir para o Santuário Mariano. São apenas 7km do Centro da cidade. O acesso é livre. Como a competição será bem diferente do X Ceará, onde pilotos de todo o mundo tentam superar as marcas de distância anteriores, desaparecendo rapidamente, dessa vez será possível contemplar o Super-Homem, outros personagens e até Ovnis, voando, literalmente, por mais de meia hora. As manobras serão realizadas diante da rampa. Em seguida, pousarão ao lado.

Realizado em parceria com o Clube Ceará Vôo Livre e o apoio da Prefeitura de Quixadá, o “Fantasiando o céu de Quixadá” surge com o objetivo de promover uma nova e irreverente modalidade de evento carnavalesco, divulgando o vôo livre no Ceará e, ao mesmo tempo, estimulando o interesse pela potencialidade turística regional. O sentimento principal do idealizador é atrair pilotos de vários Estados do País, e fazer com que tenham o Sertão Central como destino neste período carnavalesco.

Almeida destaca que, no Brasil, essa modalidade de concurso só é realizada em Castelo (ES). A mais famosa delas ocorre em Saint Hilaire, na França. “Não podíamos deixar Quixadá de fora. Queremos ter o maior, mais belo e mais animado Carnaval do mundo. Pilotos de todos dos cantos do planeta se encontram aqui todos os anos para disputar um dos mais importantes torneios da categoria, o X Ceará. Precisamos aproveitar essas potencialidades”, afirma ele.

RECORDE
"Agora, além dos recordes mundiais de distância, poderemos bater outro recorde, o da folia no céu".
Antônio Almeida
Coordenador do concurso

Mais informações:
Concurso ´Fantasiando o céu de Quixadá´, hoje e amanhã na rampa do Santuário
(88) 3451.2028
hotel@pedradosventos.com.br



Fonte: Diário do Nordeste
Alex Pimentel

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics