Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Carnaval de 2009 foi o mais calmo em 5 anos

O Carnaval deste ano, no Ceará, teve menos registros de homicídios e mortes no trânsito que os últimos cinco Carnavais

O balanço parcial da ‘Operação Carnaval 2009’ registrou 39 mortes violentas (entre homicídios, acidentes, afogamentos e quedas) desde as 18 horas da última sexta-feira (20) até a noite de ontem (24), o que representa a metade dos casos registrados em igual período do ano passado. Os homicídios lideraram a estatística com 18 casos, mas também sofreram uma redução de 42% em relação a 2008. Os acidentes de trânsito foram a segunda maior causa das mortes com 12 registros e também com uma queda de 47,8% no número de mortes comparando a 2008. Nos últimos cinco anos, foi o Carnaval mais tranqüilo para o povo cearense.

Entretanto, os dados finais da ‘Operação Carnaval’ - que devem confirmar a avaliação do Diário do Nordeste - serão divulgados somente na tarde de hoje (25), em uma entrevista coletiva que será concedida pelos chefes dos órgãos de Segurança Pública.

Casos

Os homicídios começaram a ocorrer ainda na sexta-feira tanto na Capital quanto no Interior. Um dos crimes aconteceu na localidade de Umburanas, em Mauriti (a 493 Km de Fortaleza), quando três homens armados mataram a tiros João Bosco Lacerda, 35; e feriram outra pessoa também a bala. No sábado (21) ocorreram mais seis mortes.

Na Capital, a primeira vítima foi Daniel Lúcio da Silva. Ele foi atingido por dois disparos e ainda chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. Na manhã de sábado, o segundo caso em Fortaleza. Manoel Rogério Machado, 28, foi assassinado com seis tiros, disparados por dois homens. O crime aconteceu por volta das 10 horas, no bairro Ayrton Senna. As demais mortes do sábado ocorreram no período da noite.

Em um intervalo de cerca de três horas, seis pessoas foram mortas na Capital, Região Metropolitana e no Interior. Na localidade de Macambira, em Quixeré, por volta das 20 horas, o agricultor Josileudo da Silva Rodrigues, 20, foi morto a tiros enquanto pilotava sua moto. Quase no mesmo horário, no bairro Tangueira, em Maranguape, Reginaldo Gomes da Silva, 36, estava sentado bebendo com amigos, quando foi surpreendido por um homem que passou a atirar contra ele. Já em Suassurana, Iguatu, o agricultor Francisco Vicente de Sousa, 40, foi assassinado pelo próprio sobrinho, Cosmo Vicente de Sousa, 24.

Ex-presidiário

Os assassinatos continuaram e às 15 horas de ontem o reciclador e ex-presidiário Valtemberg Pimentel de Almeida, 24, foi morto a tiros, na Comunidade Maravilha, no bairro São João do Tauape. Segundo parentes da vítima, os responsáveis pelo homicídio seriam dois policiais militares que estavam de serviço. Os PMs que foram ao local do crime não quiseram comentar o caso.

Uma equipe da Polícia Civil também compareceu ao local para investigar as circunstâncias da morte. Um dos inspetores afirmou que a vítima estava em uma esquina com outras pessoas, quando avistou os policiais e correu.

Houve tiroteio e o inspetor afirmou não saber de onde partiram os tiros que mataram o reciclador. O caso deverá ser investigado pelo 4º Distrito Policial (Pio XII).

EMERSON RODRIGUES
Especial para Polícia
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics