Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

segunda-feira, 2 de março de 2009

Blogs são bloqueados na Faculdade Católica

Nos últimos anos os números de blogueiros cresceram em grande escala no Brasil e no mundo estes blogs sempre trazem conteúdos que a grande mídia não tem coragem de publicar, outros usam os blogs para expressar seus acontecimentos no dia a dia, a verdade é que no mundo virtual a liberdade de ter o seu próprio endereço sem despesas virou febre, basta cadastrar uma conta e publicar seus conteúdos.

No Brasil o provedor pertencente ao maior site de busca do mundo e com credibilidade o blogger.com lidera com vasta vantagem dos demais, alem claro da segurança, é impossível argumentar contrario aos blogs, hoje estes são um dos meios que estão equilibrando a democracia no Brasil e no mundo, os blogs representam a liberdade da pessoa comum de demonstrar seu ponto de vista sobre todos os aspectos, as restrições destes são formas antidemocráticas e não merece credibilidade para aqueles que se opõem.

Nos últimos dias recebi informação de estudantes da Faculdade Católica que não estavam conseguindo acessar este blog, em alguns momentos mencionei que era problema de endereço e que os mesmos deveriam verificar ou era determinado problema no computador, os comunicamos aumentaram constantimente. Fui verificar na biblioteca da faculdade em 5 computadores todos apresentam mensagem dizendo que o endereço www.jacksonperigoso.blogspot.com estavam bloqueado e que deveria entrar em contato com o servidor da faculdade. Na verdade o provedor www.blogger.com está 100% bloqueado e que nenhum blog deste provedor está com acesso na faculdade.

Nos deixa revoltado e ao mesmo tempo nos alerta do perigo, tendo em vista que o blog como o Portal dos Estudantes um dos mais acessos na cidade com mais de 24 mil acessos em apenas alguns meses demonstra a real importância que este tem para a cidade, todo o nosso conteúdo tem credibilidade e com teor informativo sempre com respeito, o espaço para o direito de resposta está sempre disponível a todos.

A medida que a faculdade tomou é irresponsável e demonstra a falta de liberdade dos estudantes dentro daquela instituição educacional capitalista católica, essa restrição é sem dúvida uma afronta a liberdade de expressão dos seus alunos. As últimas medidas da faculdade estão assustando os estudantes, para a informação e conhecimentos de todos, a faculdade virou Big Brother, câmeras espalhadas por todos os lados estão ”vigiando” e constrangendo os estudantes, não se sabe o real motivo, se é pra impedir qualquer ato manifestatorio ou ter em suas mãos o controle dos estudantes conhecendo a cara e a imagem de todos.

Se os argumentos das câmeras são para proteger os estudantes, este argumento é descartado, tendo em vista que as catracas estão livres para qualquer um entrar e se quiser assistir aula sem mesmo ser aluno daquela instituição de ensino superior é possivel.

Estou enviando para amigos e outros blogueiros essa restrição para que juntos formemos uma grande manifestação na web e mostrar que este ato da Faculdade Católica Rainha do Sertão de Quixadá é acima de tudo uma afronta a liberdade.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá, caro Jackson! O bloqueio de sites e/ou blog's realmente é ruim para o internauta, devido cercear o seu direito à informação, esteja ela onde estiver. Tive a oportunidade de conhecer outros centros de formação de ensino superior, diga-se de passagem, público, e por lá a coisa não era muito diferente não. A decisão de bloquear alguns domínios existentes na INTERNET, acredito, deve-se ao fato de muitos estudantes utilizarem os computadores coletivos, que são destinados à pesquisa, à produção de trabalhos, ao estudo e ao envio de e-mail's, para acessar páginas de entretenimento, como chat's, sites de relacionamento, e/ou de conteúdo inadequado. Você há de concordar comigo que para que o desbloqueio de alguns domínios ocorra, antes, é preciso a conscientização de todos. Não é verdade?! Caso essa conscientização não ocorra, Jackson, mais tarde você poderá estar aqui reivindicando mais computadores, já que os mesmos estarão ocupados, sendo subutilizados para fins que não sejam de estudo, pesquisa e busca de informação.
Com relação às câmeras, acredito que a faculdade busca a segurança de seus alunos e de seu patrimônio. Não cabe comparar o que está sendo feito na faculdade com o programa global "Big Brother", como você fez. Também não vejo o por quê de alguém dentro da instituição se sentir "vigiado" ou "constrangido", como você mesmo disse, se não está fezendo nada de errado. Caso o interesse da faculdade fosse vigiar os alunos, saber o que eles estão fazendo ou o que planejam, a faculdade teria colocado as câmeras dentro das salas de aula e não fora delas, como foi feito. Respeito muito seu espaço, suas opiniões e sua pessoa, apesar de não conhecê-lo, mas o seu argumento acerca da instalação das câmeras parece-me sem fundamento, sem uma base concreta. Bom trabalho! Sucesso!

Anônimo disse...

contradizendo o comentário acima, Os blogs também são para estudos, para expormos, nossa afirmações.
Porque só a Faculdade pode ter um domínio de um site?

sou pobre não posso pagar um domínio e ai? quem paga?
A faculdade?
A igreja?

não.

Viva a liberdade de expressão,e a liberdade dos blogueiros! já

Anônimo disse...

Concordo plenamente que os blogs propagam idéias importantes, além se servirem como excelentes espaços para pesquisa. Quanto a isso não tenha dúvida. Compartilho com você do mesmo pensamento, pode ter certeza. O primeiro comentário apenas dissertou acerca do mau uso (chat, sites de relacionamento e de conteúdo adulto) que alguns cidadãos fazem dos computadores que se encontram em locais de grande circulação de pessoas, impossibilitando ou, pelo menos, dificultando o acesso daqueles que realmente precisam das máquinas para estudos e pesquisas. Ratifico: os blogs, não todos, é claro, são importantes espaços de pesquisa, de estudo e de busca de informação. O Portal dos Estudantes é um exemplo de blog que deu certo continua dando. Que bom seria se a INTERNET tivesse mais espaços como este. Ao Jackson, desejo sucesso em sua empreitada. Ao visitante que fez o comentário anterior, espero ter esclarecido-o.

DIARIO CENTRAL disse...

Resposta do Blog:
1º Comentário:
Respeito sua opinião mais ainda defendo a liberdade de todos os meios de comunicação, restringir é impor sanção, sobre o controle de alguns sites isso sem dúvida deve ser feito mais não da forma atual. Sobre as câmera sou favorável desde que tenha um controle na entrada da faculdade.

2º comentário:
Sem dúvida concordo com sua opinião.

3º comentário:
Estou com a sua opinião, desde já este blog terá sempre caráter imparcial, respeitando todos os tipos de opiniões.

Agradeço a todos que contribuíram com essa matéria, aguardo outros comentários.

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics