Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

domingo, 11 de janeiro de 2009

QUIXADÁ - Profetas populares asseguram bom inverno

O Encontro dos Profetas das Chuvas é realizado pelo 13º ano consecutivo, sempre no Sertão Central

Uma festa de sabedoria e tradição. Diante de autoridades, dezenas de curiosos, repórteres e fotógrafos, 30 profetas das chuvas, anunciaram seus diagnósticos para a estação chuvosa no Ceará. Confirmam a divulgação feita na última quinta-feira pelo Diário do Nordeste, no Caderno Regional. A média pluviométrica registrada no último inverno se repetirá este ano.

A projeção otimista foi anunciada pela maioria. Acreditam em boas colheitas no solo sertanejo. As chuvas devem chegar no fim de fevereiro.

Na abertura do Encontro dos Profetas das Chuvas, os protagonistas do espetáculo popular que se repete pelo 13º ano consecutivo - o quarto no Clube do Agrônomo, ao lado do Açude do Cedro - se reuniram diante do público para um momento de oração. Logo depois foram saudados pelos repentistas Guilherme Calixto e Antônio Jocélio. Em seguida, apresentados, um a um, pelo mestre de cerimônias e um dos idealizadores do evento, o engenheiro químico Helder Cortez.

O público assistiu atento às exposições dos cientistas populares. Alguns anotavam e faziam comparações com as previsões anteriores. Outros sorriam a cada sinal mais otimista anunciado pelos profetas. Podiam até constatar diante dos olhos como os estudos são realizados pelos profetas.

Erasmo Barreira expôs uma colméia de inchuí. No ano anterior ele havia apresentado uma casa de joão-de-barro. Lurdinha Leite exibiu um ramo de Flamboyant. São sinais de bom inverno.

O secretário de Desenvolvimento Agrário do Estado, engenheiro agrônomo Camilo Santana, e o prefeito de Quixadá, médico Rômulo Carneiro, assistiam admirados o ritual sertanejo. Participavam pela primeira vez. Além deles, o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), José Maria Pimenta, vereadores, prefeitos e estudiosos estavam entre os convidados. Apenas o geógrafo Caio Lóssio e o ex-prefeito de Quixadá, Ilário Marques, não puderam comparecer ao Encontro.

Ausência

Criticas apenas para a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Não enviou nenhum representante. Seu presidente, Eduardo Sávio Martins, justificou a ausência através de e-mail. Atribuiu a solenidade como um espaço exclusivo dos profetas, ressaltando a diferença dos métodos de previsão realizados por sua equipe.

“O órgão oficial meteorológico do Estado se baseia em estudos físicos, dinâmicos e estatísticos”, anunciava o mestre de cerimônias da Prefeitura de Quixadá, no Sertão Central, referindo-se ao documento virtual da Funceme enviado aos organizadores.

O Encontro dos Profetas da Chuva foi realizado pelo Instituto de Pesquisas de Violas e Poesia Cultural do Sertão Central. Contou com o apoio da Prefeitura de Quixadá, Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Cagece. Além as previsões, personalidade foram homenageadas e lançado o livro “Ceará e o profeta da chuva”, de Abelardo Montenegro.

Alex Pimentel
Colaborador

ENQUETE
Qual a importância do encontro dos profetas?

Camilo Santana
Sec. estadual do Desenv. Agrário
Estamos diante de uma riqueza cultural e tradicional tipicamente sertaneja. Devemos respeitar e admirar essas experiências de vida baseadas na natureza

Luiz Gonzaga
Profeta da chuva de Camocim
Nossa ciência tem um valor imenso para o homem do campo. Quando nos unimos para divulgar os estudos fortalecemos os nossos conhecimentos


fonte: http://www.centraldenoticias.org/novo/index.asp?Canal=Noticias&Id=21470

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics