Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

FALTA QUALIFICAÇÃO: 28% das vagas deixam de ser preenchidas

Maior demanda é por costureiras, soldadores, vendedores, confeiteiros, padeiros e programadores de computador

Difícil acreditar: em média, 28% das vagas captadas no mercado de trabalho no Ceará pelo Sine/IDT não são preenchidas. O principal motivo é a falta de qualificação profissional, mas fatores como exigência de experiência, nível escolar, primeiro emprego, banco de dados também contribuem para a não-colocação.

Por outro lado, a taxa de aproveitamento (72%) de pessoal em 2008 é considerada elevada, estando acima da média nacional de 2007 (50%). As demandas mais expressivas são por soldadores, costureiras, vendedores pracistas, operadores de empilhadeiras, técnicos em enfermagem, confeiteiros, padeiros, programadores de computador e pessoal para trabalhar com hortifrutigranjeiros. As informações são do Antenor Tenório de Brito Jr, coordenador estadual de Intermediação de Profissionais do órgão. Segundo ele, em algumas áreas do mercado de trabalho o candidato tem o privilégio de escolher e optar pela empresa que oferece as melhores condições. É caso por exemplo do setor de confecção.

´Essa cadeia produtiva é muito extensa, além do Ceará ser um pólo têxtil bem desenvolvido. Assim as costureiras se dão ao luxo de aceitar a vaga que lhe for mais conveniente´.

O açougueiro é outra peça rara e necessária, especialmente nos supermercados, que têm se expandido nos últimos anos. ´Que eu conheça, não existe nenhuma entidade que forme pessoal para exercer essa função. Normalmente, as pessoas aprendem com familiares, mas para desempenhar bem o posto é necessário saber os tipos de cortes, manuseio, higiene, acondicionamento, entre outros detalhes´, explicou o coordenador do IDT.

O segmento de estética tem também disponibilidade de vagas. Nesta área estão as manicures, pedicures e os cabeleireiros. ´A procura por esses profissionais é intensa, mas esta atividade tem uma particularidade: quando a pessoa adquire experiência, monta seu próprio negócio. É mais lucrativo até porque não tem que ratear o ganho com o patrão´, salienta Tenório. As vagas para técnico de refrigeração, especialmente para atuar em supermercados no segmento de hortifrutigranjeiros sobram no Sine/IDT.

O trabalhador precisa saber manusear com frutas e verduras, que são produtos perecíveis e que se machucam com facilidade e não há curso profissionalizante que possa ser feito a curto prazo.

Vagas contínuas

De acordo com Antenor Tenório, existem algumas funções que sempre estão disponibilizadas no Sine/IDT, são as chamadas vagas contínuas. Ele citou: operador de telemarketing, vendas externas, segurança de eventos e recepcionista na área de turismo. ´Em nosso Estado, especialmente Fortaleza, predomina o entretenimento, com ênfase nas casas de show e barracas de praias, demandando portanto de segurança. Poucas pessoas parecem qualificadas para a função´.

´O turismo vem se expandindo muito no Estado, mas para recepcionar os visitantes o pretendente a vaga precisar falar outra língua, pelo menos o inglês, daí a dificuldade´, ressalta o coordenador do IDT. Vagas para garçons, garçonetes e barmen também estão em aberto no Sine. ´São funções imprescindíveis numa região com vocação turística e principalmente na alta estação, que necessita de pessoal qualificada´, pontua Antenor Tenório de Brito.

SERVIÇOS LIDERAM
Mercado absorveu 79,4 mil profissionais

A meta de colocar 74.500 profissionais no mercado de trabalho no Ceará foi atingida pelo Sine/IDT, já em novembro, segundo Antenor Tenório de Brito Jr., coordenador estadual de Intermediação de Profissionais do órgão. O último simulado do órgão aponta para a colocação de 79.463 profissionais — 7,78% acima dos resultados de 2007 (73.770). ´Esse percentual deve ficar em 8%, porque o fechamento do ano só acontece por volta do dia 10 de janeiro´, disse.

Por atividade

Por área de atividade econômica, o setor de Serviços foi o que mais utilizou o trabalho de intermediação do Sine, este ano.

Dados parciais mostram a entrada de 28.530 trabalhadores, um crescimento de 15,86% frente a igual período de 2.007( 24.623).

Indústria

Em segunda posição, ficou a Indústria de Transformação, que apresentou um incremento de 2,3% nas contratações, via IDT.

O número de pessoas que conseguiram emprego em 2008 foi de 25.320 contra 24.751, do ano passado.

A Construção Civil com aumento de 6,44% na quantidade de trabalhadores intermediados pelo Sine, ocupa a terceira posição. O simulado registra que 7.777 profissionais já foram contratados, quando em 2007, o número fechou em 7.306. O quarto setor que mais empregou em 2008 foi o Comércio, que apresenta recuo de 8,32%. Até agora, foram colocados, via Sine, 6.937 pessoas frente a 7.567 de 2007. ´Este setor só alavanca nos últimos dias do ano e os números ainda não estão fechados, mas devem ultrapassar os do ano passado´, assegura o coordenador do Sine/IDT.

Isildene Muniz
Repórter
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics