Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Ceará vai priorizar saúde e combate ao analfabetismo


O Ceará vai priorizar combate ao analfabetismo e à mortalidade infantil em pacto com o governo

Brasília. Combate ao analfabetismo e à mortalidade infantil. Estas são as prioridades do Ceará, apresentadas ontem em Brasília, pelo governador Cid Gomes, durante reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quando o governo federal propôs um pacto entre estados do Nordeste e da Amazônia Legal para diminuir as desigualdades regionais.

Segundo o secretário de Saúde do Ceará, João Ananias o governo do Estado vai ter que aumentar os investimentos na saúde para ampliar o número de leitos pediátricos e criar UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) no interior do Estado. A meta, apresentada por Ananias, na reunião com o governo federal, é reduzir em cinco por cento a mortalidade infantil no ceará neste ano.

“Nós temos índices divergentes sobre a mortalidade infantil no Estado. Enquanto o IBGE, usa os dados do Senso 2000, isto é, de oito anos atrás, nós usamos os dados colhidos recentemente. Pelo IBGE nós estamos com 24 óbitos para cada mil nascidos. Nos nossos números a conta é de 15 óbitos para cada mil crianças nascidas”, explica Ananias.

Outra prioridade para o estado é acabar com o chamado sub-registro, que ocorre quando as crianças nascem, mas os pais demoram demais, ou mesmo deixam de fazer o seu registro de nascimento.

Participaram da reunião ontem em Brasília, além do presidente Lula, do governador do Ceará e de dois dos seus secretários estaduais, mais 16 governadores de Estado, o ministro das Relações Institucionais, José Múcio; da Educação, Fernando Haddad; da Saúde, José Gomes Temporão; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi; e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.

Prioridades

Ao explicar o objetivo da reunião, a ministra Dilma Rousseff disse aos governadores que as desigualdades regionais devem ser colocadas na ordem do dia. Para que sejam solucionadas, acrescentou ela, é que é preciso superar as diferenças no desenvolvimento social, classificadas por ela como “inaceitáveis”.

Dilma destacou a atuação articulada entre os estados e a União. “Quando não se tem ações articuladas, não se tem um projeto de desenvolvimento. Nosso desafio é articular essas ações”, delarou a ministra da Casa Civil.

Para a secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará, Fátima Catunda de Andrade, as ações no Estado deverão ser articuladas já a partir da próxima semana, com os prefeitos cearenses.

Sub-registro

Fátima Catunda afirmou que além das duas prioridades apontadas pelo governador Cid Gomes, outro ponto fundamental do pacto no Estado é o combate ao sub-registro. Segundo a secretária do Trabalho, a média de sub-registro no Ceará acompanha a média nordestina, que é das mais altas do país. “No Nordeste o sub-registro atinge a marca de 22% das crianças. No Ceará o índice é de 20%. Consideramos sub-registro um problema grave no Estado e estamos com um programa estadual para acabar com ele”.

De acordo com a secretária do Trabalho, nesta questão o Ceará poderá atender o chamamento do governo federal e atingir a meta de acabar com o sub-registro em pouco tempo, já que este programa estadual existente envolve as secretarias de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social em um trabalho integrado com as prefeituras municipais.

Ane Furtado
Sucursal

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics