Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

domingo, 18 de janeiro de 2009

Adolescente de 14 anos já conquistou 54 medalhas


Russas. Um baixinho bom de golpe, aos 14 anos de idade e apenas cinco que treina karatê, já tem nada menos que 54 medalhas e cinco troféus. Aldavi Almeida de Oliveira, filho do mototaxista Aloísio Oliveira e da dona de casa Silvana Almeida, de Russas, está perto de perder as contas das viagens, tanto para os municípios vizinhos como competições em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Bahia. Para 2009, sonha ser campeão brasileiro de Karatê. Nada grande demais para quem foi medalha de prata no Campeonato Brasileiro de Karatê de 2007, quarto lugar no torneio de 2008 e campeão cearense por dois anos consecutivos.

As Olimpíadas Escolares foram o trampolim para a participação em outros torneios específicos para essa modalidade de luta. Após participar dos campeonatos e conquistar títulos em outras cidades, como Morada Nova, Jaguaruana e Fortaleza, Aldavi diz ter visto que podia ir mais longe.

Para os amigos na escola, Aldavi é “um ninja”. Conheceu o karatê em 2003, na companhia do irmão mais velho participante do Projeto ABC, um trabalho social desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. O irmão desistiu e Aldavi seguiu os treinos. Na escola, já era conhecido por saber lutar. Mas, detalhe: não é briguento. “O esporte tem sido tão importante que ajuda a ter disciplina. Ele melhorou muito até dentro de casa depois que foi para os treinos”, afirma a mãe.

Fora de casa, a outra luta é do mototaxista Aloísio Oliveira. Pai de três filhos, sabe das dificuldades de manter uma família e dar a melhor alimentação ao atleta. “Às vezes falta do melhor para ele, mas, sempre que tem, a gente tenta dar um jeito. Num é fácil não, a carestia, passo o dia inteiro trabalhando, mas a gente é pobre, né?”, esclarece o pai. Como não recebe nenhuma espécie de bolsa atleta, o apoio a Aldavi acontece principalmente por empresários, mas quando se aproxima o período de campeonatos. É quando a empresa Dakota Calçados e o proprietário do posto de combustível Estrela do Vale solidarizam-se à família e ajudam na compra de uniformes e gastos nas viagens para as competições.

Metas para 2009

“Mas, no geral, o apoio que a gente tem é pouco, era bom que ele tivesse uma ajuda permanente, pra ajudar a treinar, ter uma boa alimentação”, defende a mãe Silvana Almeida, aproveitando a oportunidade da entrevista para o jornal. A dona-de-casa ainda é outra espantada com o sucesso do filho, em tão pouco tempo já rodando o Brasil. “Quando dá, eu vou”, diz ela.

Aldavi Almeida treina uma hora por dia com o professor Erandir Borges, mas não esquece os compromissos escolares, ainda que o sonho mais distante — nem por isso impossível — é ser campeão mundial de karatê. Para 2009, sua meta é ser campeão brasileiro e conquistar uma vaga na seleção brasileira de Karatê.

É também a realização de eventos esportivos no Interior do Ceará, além dos tradicionais futebol, vôlei e basquete, propulsora de novos atletas. É o ver e sentir para depois fazer. Assim aconteceu com Aldavi, que presenciou evento de karatê, com o atleta Railson Cruz, que assistiu aos primeiros jogos olímpicos escolares em sua cidade. E foi o que aconteceu no município de Jaguaribe que, em agosto de 2008, sediou a etapa regional dos Jogos Olímpicos Escolares, realizado pelo Governo do Estado, em parceria com as secretarias municipais de Educação e Esporte.

Participaram das competições de karatê em Jaguaribe mais de 50 atletas das escolas Alice Diógenes, Maria Macário, Raul Barbosa, Ubiratan Diniz de Aguiar, Expedito Diógenes, Luiza Távora, Clóvis Beviláqua e Franklin Monteiro Gondim.

Estímulo

Para os educadores locais, o evento representou uma forma de estimular os alunos para o conhecimento de outras modalidades esportivas e, quem sabe, despontar como grandes atletas. Bom para os jaguaribanos José Janderson e Ana Karine, que conquistaram o ouro em casa. Pelas conquistas já obtidas nos jogos olímpicos escolares e campeonatos de karatê, a expectativa de Aldavi Almeida e de seus pais é inscrevê-lo no Bolsa Esporte, pelo qual pode receber um auxílio de até R$ 260 por mês, pois se enquadra como atleta de nível 3, para quem ficou entre os seis primeiros colocados nas competições do Estado. O Bolsa Esporte tem como público-alvo pessoas que têm renda mensal abaixo de meio salário mínimo e que residem em áreas com graves indicadores sociais, tendo como idade mínima 10 anos. O programa selecionará e concederá bolsas a 1.513 crianças, jovens e adultos do Estado do Ceará, necessitados de apoio financeiro para desenvolverem a iniciação e prática esportiva, com validade máxima de um ano, a partir da data de concessão. Até lá, Aldavi Almeida terá que se garantir com os esporádicos apoios particulares e com o pouco mais de um salário mínimo que o pai Aloísio alcança trabalhando como mototáxi o dia inteiro, em Russas. ´É cada um com a sua luta´, afirma o pai do karateca campeão.

SAIBA MAIS

Premiação
Com apenas cinco anos de participação em torneios, Aldavi Almeida conquistou 54 medalhas, entre ouro, prata e bronze, e cinco troféus

Escola
Em 2005, foi duplamente campeão cearense, nos Jogos Olímpicos Escolares e na Confederação Brasileira de Karatê

10 melhores
Em 2006, ficou entre os 10 melhores karatecas do País na etapa nacional das olimpíadas escolares, no Rio de Janeiro, e sagrou-se campeão cearense

Brasileiro
No ano de 2007, conquistou o vice-campeonato brasileiro de karatê. Já em 2008, obteve o quarto lugar nacional no Campeonato Brasileiro de Karatê

Melquíades Júnior
Colaborador

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics