Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

TUCANOS CONTRA A PETROBRAS: Comissão de deputados fará visita a Quixadá

Deputados estaduais voltaram a criticar o tratamento da Petrobras ao Ceará e a ineficiência da usina de Quixadá

Os deputados tucanos Cirilo Pimenta, Osmar Baquit e João Jaime, anunciaram ontem, que vão requerer uma comissão de parlamentares para visitar a usina de biodiesel em Quixadá para que possa verificar como está o seu funcionamento. Eles são unânimes em afirmar que não há matéria-prima suficiente, no caso a mamona, para fazer com que a usina comece a produzir. O motivo do requerimento é a insatisfação dos tucanos com os investimentos da Petrobras no Estado, alvo de reclamações, na Assembléia, devido ao possível atraso da instalação da refinaria prometida ao Estado do Ceará.

Segundo João Jaime, líder do PSDB na Casa, é necessário “criticar investimentos errados da Petrobras”. Ele afirma que a aplicação feita na usina de Quixadá foi na ordem de R$ 300 milhões, no qual a Petrobras garantiu que o Estado seria auto-suficiente na produção de combustível, mas destaca que não há mamona para fazê-la funcionar. Segundo o tucano, a usina de Quixadá foi um investimento equivocado feito para dar “satisfação política”.

Para Osmar Baquit, o empreendimento é “um elefante branco”, afirmando que não há um pé de mamona plantado na Região, necessitando que o produto seja adquirido em outros Estados brasileiros.

Crise

O deputado Fernando Hugo (PSDB), disse que o senador Tasso Jereissati (PSDB) já mostrou dados que comprovam “quantitativamente que a Petrobras está furada”. Para ele, uma notícia preocupante que pode atingir os investimentos que a empresa tem no Ceará. De acordo com o parlamentar, a Petrobras pediu empréstimo de R$ 2 bilhões à Caixa Econômica Federal quando anunciava ter superávit. O tucano está descrente com o prometido pelo presidente Lula no encontro dos governadores na terça-feira, dia 2, quando ele garantiu as instalações das refinarias nos Estados nordestinos.

“Mais de três ou quatro vezes mostrei neste plenário, matérias que destacavam a foto marqueteira do presidente Lula garantindo, à sua maneira corriqueira de enganar o povo cearense, que a refinaria já está chegando e que se preparem todos os cearenses para a comemoração. Não sou pessimista, mas não tenho a esperança de acreditar no absurdo”.

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics