Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sábado, 20 de dezembro de 2008

QUIXADÁ - Clima de Natal em Quixadá e região



Tradição é mantida no Centro do Estado com ornamentação de praças públicas e programação especial elaborada por governos municipais




Quixadá

A alegria do Natal está nas mãos das prefeituras de Quixadá e Quixeramobim. São as principais responsáveis pelo brilho festivo desta época do ano nas duas maiores cidades do Sertão Central. Milhares de pequenas lâmpadas iluminam as noites nas praças José de Barros, na “Terra dos Monólitos” e Capitão Dias Ferreira, no “Coração Geográfico do Ceará”, lembrando a magia da celebração natalina. Foram transformadas em manjedouras dos tempos modernos. Nelas, muitas famílias se reúnem todas as noites, como Maria, José e os Reis Magos para esperar a chegada do Menino Jesus.




Não fosse a iniciativa, o Natal deste ano seria apagado, literalmente, pelo menos nas ruas e avenidas destas cidades. É a opinião da população. Nem mesmo nas lojas especializadas se vê enfeites e árvores decoradas. Também foram poucos os comerciantes a ornamentarem seus estabelecimentos. A maioria atribui o desinteresse a crise econômica. Não adianta pendurar bolas e lâmpadas nas vitrines e prateleiras. “Os clientes não vão aparecer mesmo”, pensam os pessimistas. A sensação é de que o Natal está perdendo seu encanto.




Mas se depender da Secretaria de Desenvolvimento Social de Quixadá o Natal vai brilhar cada vez mais. Pelo quinto ano consecutivo leva o Natal da Família a todos os cantos do município. Já esteve nos distritos. Agora visita os bairros. Por onde passa, Papai Noel e sua caravana deixam as crianças alucinadas. Os adolescentes e adultos também são lembrados nas festividades. Participam de oficinas de arte e rodas de conversa. Antes do anoitecer as mulheres têm direito a sessões de embelezamento. No final, todos se unem para assistir as esquetes natalinas.




A programação segue até a véspera no nascimento do Filho de Deus. Quinta(18/12/08) o Natal da Família esteve na Escola Modelo do São João. Hoje(20/12/08) será a vez do Campo Novo, ao lado do Pólo de Lazer. O enceramento ocorre na noite do dia 24, na praça José de Barros, onde Papai Noel receberá meninos e meninas de todos os cantos da cidade. Ali, no marco zero de Quixadá, debaixo de uma árvore iluminada com 13 metros de altura, o Bom Velhinho também irá receber a chave da cidade das mãos do prefeito Ilário Marques e anunciar boas festas para todos.




Por coincidência, em Quixeramobim, outro marco geodésico, o do Estado, erguido na praça Capitão Dias Ferreira, também foi transformado numa imensa árvore reluzente. Aliás, a maior da região, tem uma cauda com mais de 15 metros. Rodeado de anjos iluminados por todos os lados, o enorme obelisco, em granito e aço, é o ponto de encontro preferido pelas famílias nas noites sertanejas desta época do ano na cidade. O Papai Noel na sacada do Paço Municipal, a entornar a praça, encanta as crianças e lembra aos adultos que o Natal ainda existe.




As ornamentações nas praças públicas das duas cidades poderão ser apreciadas até o encerramento das festividades de fim de ano. As prefeituras prometem manter as decorações até 6 de janeiro, Dia de Reis. Os valores das iluminações especiais não foram revelados. Confirmaram porém, que as despesas são consideráveis. Todavia, apesar da preocupação com o 13° e outros encargos extras nesta época do ano, o Natal não poderia ser esquecido. O prefeito de Quixadá destacou sua cidade como a primeira do Interior a decorar sua principal praça pública. A tradição esta sendo mantida.




ENQUETE

O Natal está se apagando no Sertão Central ?




Dangela Maria dos Santos, 25 anos

Professora




“Esta faltando uma luz no coração de muita gente, a do Natal. Quando perceberem sua importância voltarão a iluminar seus espíritos e as ruas da nossa cidade”




Tiago da Silva Nascimento, 13 anos

Estudante




“O Natal só acontece uma vez no ano. Bem que as pessoas poderiam se esforçar um pouco para comemorar o nascimento de Jesus.




Carla Raquel Cordeiro de Sousa, 6 anos

Estudante




“Acabei de ver o Papai Noel. Ele me disse que só vou ganhar presente se dormir cedo. Na minha casa a gente só dorme de luz apagada”




Papai Noel, 24 anos

Mobilizador Social




“É preciso acreditar no Natal como as crianças acreditam no Papai Noel. O brilho nos olhos delas nunca vai apagar. Os adultos deviam fazer o mesmo”


Fonte:
www.centraldenoticias.org
centraldenoticias@bol.com.br

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics