Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

FILIAÇÕES PARTIDÁRIAS: Desinteresse dos eleitores no Ceará

A quantidade de eleitores filiados aos partidos políticos no Ceará ainda é muito em relação ao total de inscritos. O PSDB é o partido com maior número de filiados, seguido do PT e do PMDB. Em Fortaleza a situação é diferente, sendo do PT a maior quantidade de filiados. O PMDB e o segundo e o PSDB fica em terceiro.

Em todo o Estado do Ceará existem 400.374 eleitores filiados aos partidos políticos, o que corresponde a 7,12% do total de eleitores cadastrados na Justiça Eleitoral. Em Fortaleza esse percentual é menor ainda, correspondendo a apenas 5,85% do eleitorado. Os dados apresentados são de novembro, referindo-se, portanto, à última listagem de filiados.

Os partidos políticos são obrigados a fornecer aos cartórios eleitorais a relação de filiados duas vezes por ano, nos meses de abril e de outubro. A análise comparativa da quantidade de filiados em setembro e em novembro, ou seja, antes e depois da entrega da última relação de filiados, indica que houve um pequeno crescimento, embora a maioria dos partidos tenha registrado baixa no quadro de filiações.

Capital

Na capital apenas 5,85% do eleitorado estão filiados aos partidos políticos. O crescimento registrado de setembro para novembro foi de 1.086 eleitores, sendo o PT o partido que mais contribuiu para essa elevação. Os partidos com maior número de filiados em Fortaleza são o PT com 13.147 filiados, o PMDB com 10.687 e o PSDB com 8.947 eleitores.

Em números absolutos o crescimento foi de apenas 406 eleitores, pois em setembro existiam 399.968 eleitores filiados aos partidos com atuação política no Ceará e em novembro esse número chegou a 400.374 eleitores. Essa elevação deveu-se, basicamente, ao Partido dos Trabalhadores que registrou um acréscimo de 1.502 filiados. Também aumentaram o número de filiados o PDT (93) e o PRB que acrescentou 11 filiados.

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics