Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

PREOCUPADO: Cid busca recursos para combater a fome no CE

Em um dos principais encontros do dia, Cid Gomes reuniu-se com o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social)

Brasília. O governador do Ceará, Cid Gomes articulou ontem em Brasília a aprovação das emendas de bancada para o Orçamento Geral da União além da ampliação das ações de segurança alimentar realizadas pelo governo federal no Estado. Entre elas o Programa do Leite e a construção de 80 mil cistenas.

Em uma intensa agenda na Capital Federal, Cid Gomes participou ainda de almoço oferecido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao presidente da Coréia do Sul, Lee Myung-bak que aconteceu no Palácio do Itamarati.

Em um dos principais encontros do dia, Cid Gomes e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, discutiram a ampliação de ações do Ministério no Ceará. A pretensão é expandir o Programa do Leite, que compra o produto de agricultores familiares, e a construção de cisternas para atender as famílias que residem na região do semi-árido.

O ministro explicou que a intenção do governo federal é aumentar em 2009 o orçamento do Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), elevando a cobertura em Estados com atendimento abaixo dos 30%, como é o caso do Ceará.

Em relação às cisternas, uma alternativa, proposta pelo governador Cid Gomes, é que a contrapartida do Estado seja de 50%, possibilitando a construção de mais 80 mil unidades nos próximos dois anos.

No Ceará, o Programa do Leite compra a produção diária de 1,7 mil pecuaristas de pequenas propriedades. São 52,2 mil litros distribuídos a 263 mil pessoas. No caso das cisternas, já foram construídas 32 mil unidades, garantindo água a 138 mil cearenses.

Compromisso antigo

Durante a reunião, o ministro Patrus Ananias ressaltou o compromisso do governador do Ceará com área social e os investimentos que tem feito neste setor. Cid Gomes lembrou que o Restaurante Popular de Sobral, uma parceria do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com a Prefeitura local, já triplicou a quantidade de refeições servidas diariamente. Também participaram da reunião do secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Onaur Ruano, e o secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Camilo Santana.

ANE FURTADO
Repórter

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics