Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

ENTRE TAPAS E BEIJOS: Governador quer ouvir a bancada dos PSDB

Os tucanos vão elaborar a pauta das suas pretensões no Governo para entregar ao governador amanhã

O governador Cid Gomes (PSB) recebe a bancada estadual do PSDB, amanhã à tarde, no Palácio Iracema. Hoje, os tucanos vão definir a pauta da conversa em um encontro reservado organizado pelo líder da agremiação, deputado João Jaime. O pedido da audiência foi feito através do líder do Governo, deputado Nelson Martins, na semana passada. Cid Gomes, na próxima semana, vai reunir os demais deputados da sua base de apoio.

Ontem, para o Diário do Nordeste, o governador revelou que vai procurar ouvir os motivos das insatisfações de alguns parlamentares na tentativa de melhorar o relacionamento. Os tucanos e outros deputados fora dos partidos PSB e PT, isoladamente estão reclamando da falta de atenção do Governo. Deputados mais próximos de Cid Gomes reafirmam que os aliados são tratados igualmente e que da parte do PSDB o que está havendo é uma preocupação com as eleições de 2010.

O governador reafirma que trata todos sem discriminação e que deseja manter uma relação de harmonia com a Assembléia Legislativa. Ele faz questão de lembrar que foi parlamentar e começou sua vida pública como deputado, sabendo, portanto, do papel importante que o deputado estadual tem, que o Poder Legislativo tem.

Harmonia

“Eu respeito muito isso e quero ter uma relação de absoluta harmonia, uma relação em que a gente enxergue o Parlamento como um parceiro pelo desenvolvimento e pela melhoria da qualidade de vida do povo cearense”. Esclarece o chefe do Executivo que tem procurado tratar os deputados da forma mais respeitosa possível. “Se há alguma insatisfação lhe adianto, certamente, que não foi de iniciativa propositada da parte do Governo”.

Sobre o seu relacionamento com o senador Tasso Jereissati, principal liderança do PSDB no Ceará, disse o governador Cid Gomes que tem pelo senador um grande respeito, ressaltando que é um dos parlamentares que têm contribuído para a boa relação do Governo estadual com a bancada federal.

Interrogado se está havendo problemas com a bancada estadual do PSDB em função das declarações de alguns deputados, respondeu “de minha parte nenhuma. Eu vou reunir a bancada, vou conversar com a bancada e ver, de fato, quais são as questões que têm de ser examinadas e onde é que eles vêm a necessidade de algum reparo por parte do governo”.

Com a bancada federal cearense, destaca o governador, está havendo um relacionamento muito bom e, por questão de justiça é preciso dizer que tem sentido a boa vontade e a colaboração, acreditando que, pela primeira vez na história, a bancada reservou para o Governo a indicação de praticamente todas as emendas de bancadas. Além disso, muitos deputados estão alocando recursos de emendas individuais para convênios do Governo.

Orçamento

Ainda em relação ao Orçamento da União para o exercício financeiro de 2009 lembra Cid Gomes que além do trabalho que está sendo feito para o aproveitamento das emendas, será preciso que a bancada trabalhe bastante para que os recursos sejam liberados pelo Poder Federal.

Quanto ao Orçamento do Estado, cuja proposta está em tramitação na Assembléia Legislativa, informa que seu desejo é ampliar os investimentos para que na segunda metade do Governo possam ser colocados em prática os projetos trabalhados ao longo dos dois primeiros anos da administração. Cid Gomes resume como a marca do Orçamento estadual para 2009 a elevação de recursos para os setores de segurança pública, saúde, educação e turismo.

Professores

Sobre a questão dos professores ele faz questão de dizer que não é contra o piso, embora queiram passar para a população essa idéia. Como prova de que é a favor do piso para os professores já enviou à Assembléia Legislativa uma mensagem propondo o piso salarial de R$ 950,00 para os professores, inclusive retroativo a agosto deste ano. Explica ainda que na matéria, de âmbito nacional, existe um questionamento de natureza técnica e não de conotação política.

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics