Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Divórcios aumentam entre maiores de 60 anos, diz IBGE

Os pedidos de mulheres aumentaram 29,3%, contra 27,8% dos homens.
Em números absolutos, porém, pedidos de separação por homens é maior.

Dados do IBGE apontam que a separação de casais com mais de sessenta anos aumentou. Entre homens, o número de pedidos de divórcio entre 2003 e 2006 aumentou 27,8% (de 9.949 casos para 12.719). Entre as mulheres, os pedidos aumentaram 29,3 % (de 5.805 para 7.506) para o mesmo período.


Para o geriatra Einstein Carmargo, o fenômeno é associado ao aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Ele acrescenta que o homem tende a sair mais de casa, por conta inclusive das novas medicações para o tratamentos da impotência. “A mulher que tem independência financeira e profissional com certeza sai mais. É esse grupo que sai do casamento nessa faixa etária”, afirma.

“Chegou um momento em que eu falei: ou é agora ou nunca! Então, parti pra essa decisão, que foi difícil, demorou trinta e sete anos, mas um dia saiu”, ressalta Lúcia Wen, uma médica dermatologista de 60 anos. Ela começa o dia na academia. A malhação é uma das mudanças na vida da mulher separada há um ano, com três filhos e três netos.

“Tenho a liberdade de fazer o que eu quero, quando eu quero e como eu quero. Agora eu estou à minha disposição, não à disposição dele”, destaca ela. “Acho que nunca é tarde pra recomeçar, tanto pode ser aos 60 como aos 70. Se a pessoa se dispõe a ter uma nova vida, qualquer momento eu acho que é momento. Eu ainda tenho vinte anos pela frente”, disse

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics