Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sábado, 1 de novembro de 2008

Dia de finados: Cemitérios concluem serviços de manutenção


Cidades do Interior do Estado aguardam milhares de famílias no dia de reverência aos seus mortos amanhã

Quixadá. Pelo menos 20 mil pessoas são esperadas neste fim de semana nas duas maiores necrópoles públicas do Sertão Central: o Cemitério de Nossa Senhora do Carmo, inaugurado na cidade de Quixeramobim em 1869 e o outro, com a mesma denominação, construído 21 anos depois em Quixadá. Além da coincidência de nomes, a superlotação, depredações e furtos de peças de metal dos túmulos são características peculiares nos dois parques interioranos do Sertão Central.

Objetivando minimizar os transtornos, os administradores dos campos-santos municipais aprontam os últimos detalhes para as homenagens das famílias aos seus mortos. As equipes de manutenção se esforçam para concluir os serviços de restauração até o fim da tarde deste sábado. Limpeza, caiação e até a construção de calçadas, tudo para agradar e facilitar o acesso aos sepulcros. Não é diferente nos que estão espalhados na zona rural.

Na programação de Finados, os portões das áreas fúnebres urbanas serão abertos às 5 horas. O período de visitas será encerrado somente às 23h. A iluminação noturna está sendo revisada. Também haverá celebração de cultos. A primeira, no início da manhã, às 7h. A última será no fim da tarde, às 17h. O esquema é confirmado nas duas cidades. O objetivo é assegurar tranqüilidade para as famílias nos momentos de reverência aos mortos.

Vista panorâmica

Além das homenagens aos seus mortos, os visitantes poderão contemplar as singularidades dos cemitérios mais antigos da região. O de Quixadá é cercado por monólitos. Numa das formações geográficas que complementam a vista panorâmica do lugar há inclusive um enorme cruzeiro de pedra. Um pouco mais adiante, o Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão também aguarda um número considerável de visitas. Ali próximo, o único cemitério particular da região, o Parque Nova Jerusalém, já está pronto.

Em Quixeramobim, a capela de Nossa Senhora do Carmo é considerada uma raridade. Segundo o arquiteto Fausto Nilo, a única do gênero no Brasil. Ele se refere às características arquitetônicas da obra.

Possui estrutura circular, sendo coberta por uma meia circunferência de madeira. Além de histórica é uma edificação inovadora, cujas observações são reforçadas pelo historiador Marum Simão.

Túmulos atrativos

Outras atrações do cemitério de Quixeramobim são o “Túmulo dos Milagres”, onde há 87 anos foi sepultada uma jovem agricultora de 28 anos que havia sido devorada por uma onça na Serrinha de Santa Maria, quando atendia um pedido do pai.

Outro local que é ponto de atração entre os visitantes é o “Túmulo das Almas”. O jazigo pertencente à Sociedade São Vicente de Paulo e possui 18 gavetas individuais e mais um gavetão, que recebe os restos mortais quando os demais espaços são limpos para permitir novos sepultamentos.

Mais informações:
Empresa de Negócios e Serviços de Quixadá, (88) 3414.4700
Secretaria de Infra-Estrutura de Quixeramobim
(88) 3444.4548

CENTRO-SUL

Famílias promovem limpeza de jazigos

,Branco,A<>legenda 0.3339cm,3, No Cemitério Parque da Saudade, em Iguatu, foi intensificado o trabalho de conservação FOTO: HONÓRIO BARBOSA

Iguatu. Ontem, pela manhã, operários realizaram trabalho de capinação e limpeza dos dois cemitérios locais. Centenas de pessoas nesta semana dedicaram-se ao serviço de lavagem dos jazigos, pintura e recuperação de jarros e flores. São os preparativos para a tradicional visita aos túmulos no Dia de Finados, quando os mortos são lembrados.

A Diocese de Iguatu definiu o horário de celebrações de missas. Nas quatro igrejas da cidade, segue o horário de rotina dominical. Na capela de Santa Rita, no Cemitério Senhora Sant’Ana, o mais antigo, haverá liturgia às 7h, 8h e às 17h. No Parque da Saudade, será às 9 e 16 horas. “Ampliamos o número de celebrações para que os fiéis tenham mais oportunidade de participar da visita aos jazigos e das missas”, explicou o padre João Batista, da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no bairro Prado.

Neste ano, serão 11 celebrações nas quatro igrejas e nos dois cemitérios locais, ao longo do feriado.

O serviço de limpeza dos túmulos se repete todos os anos e é preparatório para a tradicional visita de finados, cuja data transcorre amanhã. Centenas de moradores, ao longo desta semana, dedicam-se algumas horas diárias para preparar os jazigos de seus parentes. Ontem, a movimentação nos dois cemitérios locais foi maior.

Mais informações:
Secretaria de Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro, em Iguatu, (88) 3581.1221

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics