Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Caravana da Saúde, Educação e Cultura da UNE entra na reta final


Os "caravaneiros" partiram dia 11 de agosto de São Paulo rumo ao Rio de Janeiro para uma expedição por todo o Brasil com o objetivo de discutir a saúde da juventude em seu próprio território: a universidade.

Nesta terça-feira a Caravana da Saúde, Educação e Cultura da UNE completa três meses de viagem. Até o momento foram 33 universidades visitadas e mais de 150 mil pessoas participaram das atividades promovidas pela expedição que incluem debates, oficinas de saúde e arte, apresentações culturais e ações de saúde como teste rápido de HIV, campanhas de imunização, doação de sangue e cadastro para doação de medula óssea.

De acordo com o coordenador geral da Caravana, Emival Dalat, o projeto visa promover uma campanha em defesa da saúde pública, sempre com foco na realidade da juventude brasileira e nas necessidades e problemas específicos de cada Estado, além de discutir o Ante projeto de Reforma Universitária da UNE e realizar atividades culturais. Ao final desta viagem, o próximo passo será elaborar propostas para políticas públicas que atuem de maneira mais eficiente nessas áreas.

Amanhã (12) é dia de pegar a estrada mais uma vez. O destino: Tocantins, onde o ônibus da Caravana chega sexta-feira (14) para mais um dia repleto de atividades na Universidade Federal (UFT).

Pela manhã acontece o debate "Lei Seca, avanço ou retrocesso?", às 10h no auditório do bloco "C". Às 14h o mesmo auditório se transformará em uma sala de cinema para exibir o filme SOS Saúde, de Michael Moore. A partir das 19h, terá início o debate tema da Caravana "Saúde, Educação e Cultura para um Novo Brasil: desenvolvimento e políticas públicas".

Durante todo o dia a Tenda da Caravana estará montada no estacionamento da universidade promovendo vacinação contra a rubéola, medição de pressão arterial e glicemia, teste rápido de HIV e doação de sangue. A próxima parada será no estado de Goiás, dia 18.

Saúde
De agosto a outubro foram realizados mais de 1200 testes rápidos de HIV, com apenas cinco resultados positivos, que tiveram acompanhamento psicológico e foram encaminhados para primeira consulta na rede credenciada pelo SUS. Além do teste, a Caravana também vem promovendo as campanhas de vacinação contra a rubéola somando até o fim de outubro mais de 2 mil imunizações, cerca de 300 doações de sangue e quase 500 cadastros para doação de medula.

Educação
A expedição tem outra importante missão. Discutir com estudantes de todo o Brasil propostas para uma nova universidade, que atenda os anseios da juventude. Para isso, a Caravana além de debater o assunto na passagem por cada instituição, está

recebendo e compilando a opinião desses jovens que serão acrescentadas ao Ante projeto de Reforma Universitária da UNE. Essas propostas e sugestões serão levadas ao 12º Coneb da entidade, fórum deliberativo do movimento estudantil que, ao final de suas atividades, apresentará a versão final do projeto. O Coneb acontece entre os dias 17 a 20 de janeiro de 2009 em Salvador.

Cultura
Durante a passagem pelas universidades, a equipe promove reuniões para apresentar a idéia do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA), além de interagir com os Pontos de Cultura de cada estado, unindo forças e convidando-os para fazer atividades culturais que a Caravana realiza.

Até o momento, foram criados cinco núcleos CUCA: Minas (MG), Pantanal (MS), Makunaima (RR), Cabeça de Cuia (PI) e Arthur Bispo do Rosário (SE). Agora são 19 centros gravitando em torno do Instituto que faz circular a produção cultural universitária, objetivo maior do projeto cultural da UNE.

A Caravana também está recolhendo trabalhos para a 6ª Bienal de Cultura da entidade "Raízes do Brasil: Formação e Sentido do Povo Brasileiro", que será realizada entre os dias 20 e 25 de janeiro de 2009, em Salvador.

A responsável pelo recebimento é a coordenadora de comunicação do CUCA, Alessandra Stropp que acompanha a expedição desde o estado do Piauí. De lá pra cá, foram quatro estados, inúmeros trabalhos já foram recolhidos e a expectativa é receber cada vez mais.

A sexta edição do maior festival de arte estudantil da América Latina receberá trabalhos nas seguintes áreas: artes cênicas, música, literatura, ciência e tecnologia, cinema e artes visuais. A 6ª Bienal terá a participação não apenas de universitários, mas também de secundaristas e pós-graduandos.


Da Redação
Fotos: Equipe de documentação da Caravana - Doc Doma

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics