Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sábado, 1 de novembro de 2008

Brasil vai explorar petróleo em Cuba


Havana. Os presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e de Cuba, Raúl Castro, referendaram ontem um acordo que permitirá à estatal Petrobras buscar e explorar petróleo em águas profundas do Golfo do México.

´Se houver possibilidade de encontrar petróleo em Cuba, não se preocupe, Raúl, que pode estar a 500 m de profundidade, a 1.000, a 3.000 m, a 7.000 m, vamos buscá-lo e vamos achá-lo, e transformá-lo em energia´, disse Lula ao governante cubano, durante a assinatura do convênio.

Raúl Castro expressou sua ´plena confiança´ de que a Petrobras encontrará petróleo no Golfo do México, ´porque os demais (Estados Unidos e México) o possuem, e porque já estamos extraindo algum, devido à capacidade da empresa brasileira´.

A Petrobras vai operar num bloco de 1.600 km2, a uma profundidade entre 500 e 1.600 m, para o que relizará um investimento inicial de US$ 8 milhões, segundo o estabelecido pelo convênio, precisou à imprensa. O acordo concede a Petrobras sete anos para exploração e 25 de exploração se houver petróleo em seu bloco.

Os trabalhos de prospecção começarão de imediato e a empresa poderá decidir se continuará com os trabalhos ao final de 18 a 24 meses. Caso for encontrado petróleo, os termos do contrato, quanto à participação do Estado cubano e da empresa brasileira, são negociáveis, como acontece com as demais companhias estrangeiras que operam em Cuba.

´Saio daqui satisfeito (...) saio daqui mais feliz do que nunca, porque há muito tempo estudava a possibilidade de um acordo da Petrobras para fazer prospecção de petróleo em Cuba´, afirmou Lula.

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics