Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Metade dos jovens brasileiros tem acesso a conteúdo impróprio na web

Levantamento da ONG Safernet analisa internautas brasileiros.
63% dos pais não impõem regras para navegação dos filhos.

Um estudo divulgado nesta quinta-feira (9) pela organização não-governamental Safernet indica que 53% das crianças e jovens com acesso à internet no Brasil já tiveram contato com conteúdos "agressivos e considerados impróprios para sua idade". A ONG, que defende os direitos humanos na web, opera em parceria com o Ministério Público Federal em São Paulo a central de denúncias de crimes cibernéticos.

O levantamento baseado em entrevistas com 1.326 internautas brasileiros também indica que 64% dos jovens navegam pela internet principalmente em seus quartos, contrariando uma dica de segurança (as máquinas usadas por menores devem ficar sempre em áreas comuns, para que a navegação seja monitorada). Além disso, 87% dos jovens dizem que não possuem restrições para usar a web e 80% deles são usuários de sites de relacionamento, como o Orkut.

Em relação ao público adulto, indica o estudo, 74% dos pais temem que seus filhos entrem em contato com conteúdo inapropriado na internet. Cerca de 84% deles também têm medo que as crianças sejam vítimas de adultos mal-intencionados, mas 63% admitem não impor regras para a navegação dos filhos no universo virtual.

Os dados levantados na pesquisa serviram de subsídio para a elaboração de uma nova cartilha gratuita, a ser disponibilizada no site da ONG, que relaciona conteúdo de nível pedagógico com o uso da internet. Futuramente, a Safernet pretende divulgar outra pesquisa, essa voltada para educadores e também LAN houses
Veja a reportagem completa em vídeo

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics