Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Lula já escolheu Dilma para 2010

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou que Lula vai indicar Dilma Rousseff para sucedê-lo na Presidência

Brasília. O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai defender junto ao PT a indicação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, para representar a legenda nas eleições presidenciais de 2010.

Ele se excluiu da disputa ao dizer que, como membro do governo, deve ´respeitar a escolha do presidente´. E reconheceu que essa escolha é visível. ´É a ministra Dilma.´

´Tenho uma avaliação, por uma série de sinais, que o presidente já fez uma escolha, que vai propor ao partido. E eu, como membro do governo e subordinado politicamente ao presidente, devo respeitar a escolha dele. E acho que é uma escolha boa, que tem condições de ser acolhida pelo partido e fazer uma grande campanha´, explicou.

A declaração de Tarso dividiu opiniões dentro do próprio PT. O senador Delcídio Amaral (PT-MS) afirmou que a declaração do ministro não lhe surpreendeu. Apesar de também ser um defensor da candidatura de Dilma Rousseff, o senador considera que seria mais prudente esperar o fim das eleições municipais para só então começar o debate com os partidos aliados.

Essa não é a opinião, entretanto, de petistas como o primeiro vice-presidente do Senado, Tião Viana (AC), e da líder do partido, Ideli Salvatti (SC). Viana afirma que ´é tempo de o PT começar a especular seus nomes´. Ele ressaltou que aliados como o PSB já fizeram isso ao colocar o nome do deputado Ciro Gomes (CE) como um virtual candidato à Presidência da República em 2010.

Já a líder do PT no Senado disse ´não ter qualquer dúvida´ de que Dilma Rousseff sempre foi o nome preferido de Lula para a sucessão presidencial.

Já a deputada Luciana Genro (PSOL-RS), filha de Tarso Genro, ponderou que se o presidente Lula pretende fazer de Dilma Rousseff sua sucessora terá que ´começar a campanha cedo´. A seu ver, a ministra não é conhecida pela população suficientemente para emplacar em 2010 como presidente da República.

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics