Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Idéias: Porta para o aprender

Já faz algum tempo que o único modelo conhecido de educação incluía um educador que tudo sabia e um grupo de alunos supostamente ´vazios´ de conhecimento, prontos para serem ´preenchidos´ pelo saber transmitido pelo educador. A construção deste padrão foi fortalecida pelo modelo de sala de aula em que os alunos se sentam enfileirados e o professor fica na frente, em um degrau mais alto, apenas declamando seu conhecimento para uma platéia silenciosa.

Ainda convivemos, em muitas escolas, com este modelo educacional. Mas, com tantas mudanças, com o avanço das novas tecnologias e com a facilidade de acesso aos meios de comunicação, é cada vez mais urgente uma mudança no paradigma do que representa o papel do educador. Diante de tal realidade, passa a ser fundamental que o educador resgate seu papel de mestre para poder recuperar o carinho, o afeto dos educandos e despertar neles o verdadeiro interesse pelo aprender. Não utilizo a palavra mestre no sentido daquele que tudo sabe, mas entendo mestre como alguém que tem experiência de vida, maturidade, equilíbrio, facilidade de relacionamento, como alguém que não só acumula conhecimentos, mas os organiza e os divide de maneira prazerosa.

Hoje, com o avanço das novas tecnologias, da internet, do tempo real e do Google, o professor tem, mais do que nunca, que considerar-se um eterno aprendiz. Não pode mais haver a sensação de que um ´canudo´ resolve tudo, de que todo conhecimento adquirido em quatro anos possa estar sempre atual. E a atualização não se dá apenas nos bancos de cursos de mestrado, especialização ou MBAs. Ela se dá também no dia-a-dia, na conversa com os educandos, na leitura, na pesquisa, no relacionamento com os estudantes, suas famílias e com outros professores.

Ver os olhinhos dos alunos brilhando de curiosidade, ganhar um abraço ou um elogio sincero ao final da aula são os melhores presentes que um professor pode receber neste 15 de outubro que comemoramos esta semana.

JOAQUIM OLIVEIRA
Diretor executivo da Instituição Marista

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics