Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Festival da Canção:Competição reúne talentos

Quixadá. Uma pausa na mesmice da sonoridade regional. Nos dias 25 e 26 deste mês, ao invés dos arremates da sanfona, os refletores da arte iluminarão os ritmos originais da Música Popular Brasileira no I Festival Nacional da Canção Popular de Quixadá (Fenaqui). Doze compositores e cantores de todo o País participam da competição promovida pela União Musical Alternativa do Sertão Central (Unimasc), na Praça da Cultura. Disputam os títulos de melhor canção, melhor intérprete e melhor violonista.

Os músicos farão apresentações solo, de voz e violão, com composições livres, próprias e inéditas. Além da competição, o Festival abre espaço para a integração artística e social no Interior do Estado. Exposição de artes, artesanatos, obras fonográficas e comidas típicas completam o cenário cultural montado ao lado da Pedra do Chalé e do Centro Cultural Rachel de Queiroz, no Centro de Quixadá. Ali, onde funciona o Cine Clube Mestre Adolfo e o Núcleo de Arte Educação e Cultura (Naec), foram realizadas oficinas de novas mídias e fotografia digital. Segundo a presidenta da ONG, criada há três anos, Edna Letícia Uchôa, o evento tem o objetivo de promover a inserção das produções independentes no cenário musical do Ceará, principalmente na região sertaneja, onde o forró domina no gosto popular.

Mesmo contando com poucos recursos financeiros, profissionais consagrados firmaram compromisso de prestigiar o primeiro festival do gênero realizado no Interior do Estado. Este ano, o Fenaqui conta apenas com apoio institucional da Prefeitura de Quixadá e escritórios regionais do Sebrae e do Banco do Nordeste.

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics