Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Do sertão para a África: Ovinocaprino tipo exportação


Projeto promove a ovinocaprinocultura do Ceará no arquipélago de Cabo Verde, situado no continente africano

Quixadá. A culinária cearense dá um importante passo na expansão da ovinocaprinocultura. Com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o paladar nordestino está chegando do outro lado do Atlântico. Através de cursos de gastronomia, produtos derivados de caprinos e ovinos começam a integrar o cardápio de Cabo Verde. O arquipélago de origem vulcânica, que tem o Português como língua oficial, um dos menores países do continente africano, começa a se render aos sabores sertanejos.

Após contatos com empresários e entidades de Cabo Verde, técnicos do Senac-CE e Sebrae-CE identificaram muitas oportunidades para o desenvolvimento de diversas ações, tanto na área de capacitação profissional, como no setor comercial. A difusão da cozinha regional é uma delas. Objetivando o fortalecimento do intercâmbio internacional, uma missão empresarial cruzou o oceano. A meta é firmar parcerias e o incremento das exportações de produtos derivados de ovinos e caprinos do Ceará para a África.

Como resultado imediato da missão comercial foram fechadas duas parcerias comerciais, uma em Praia e a outra em Mindelo. A negociação possibilitará a aquisição de aproximadamente 1,9 mil animais, gerando uma receita de US$ 168 mil para o Ceará. Segundo empresários, há possibilidades de fechar contrato de fornecimento de pelo menos um container por mês. O equivalente a 13 toneladas de carne caprina e ovina para Cabo Verde. A estruturação da cadeia produtiva promovida pelo Projeto Aprisco, do Sebrae, resultando na maior produtividade na produção de carne de qualidade superior, com menor teor de gorduras, agrega valor especial ao produto cearense viabilizando o excelente negócio, segundo avaliam os técnicos.

As visitas às cidades de Praia e Mindelo objetivaram articular novos projetos e promover o intercâmbio de experiências. A diretora regional do Senac, Ana Cláudia Martins, a diretora de Educação Profissional, Mazza Maciel, a coordenadora do Núcleo de Gastronomia, Louise Benevides e o instrutor Daniel Ribeiro Guimarães participaram da excursão. O empresário Paulo Holanda, proprietário da Fazenda Pé de Serra e os assessores do Sebrae, Marta Campelo e Carlos Viana integraram a equipe cearense.

Qualificação profissional

A viagem fez parte do Projeto de Promoção Comercial da Ovinocaprinocultura do Ceará em Cabo Verde, com a realização de cursos de culinária. A idéia foi realizar a qualificação dos profissionais de restaurantes, a fim de promover uma melhor preparação da carne, bem como diversificar o cardápio de ovinos e caprinos nos estabelecimentos. Na ocasião, os empresários africanos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do Centro de Educação Profissional do Senac e das suas cozinhas pedagógicas, bem como a metodologia formativa utilizada.

Segundo Louise Benevides, a importância da gastronomia regional se compõe em resgatar a cultura de um povo valorizando suas raízes e hábitos. Formada pela escola francesa Lê Cordon Bleu, tendo trabalhado na própria escola e estagiado no Hotel Terrace, em Paris, ela acredita que mesmo fazendo uma “alta gastronomia” é possível manter a história e a cultura original. “A grande preocupação hoje que coloco em relevância é que muitas vezes alguns chefes procuram inovar sem perceber que os verdadeiros valores dessa gastronomia contam a história de um povo e que não podem jamais ser esquecidos”, destaca.

O grupo aponta as condições agrícolas e ecológicas do semi-árido nordestino como adequadas à exploração comercial da ovinocaprinocultura. O clima é propício. Além disso, o mercado local está em amplo crescimento e os produtores já estão em busca de novos mercados. A idéia é que a divulgação dos produtos em Cabo Verde resulte no aumento das exportações, gerando uma demanda que contribua para o desenvolvimento do setor e resulte em impactos sociais e econômicos positivos para a população rural. “Além dos negócios, o paladar cearense é irresistível”, comemoram. A versatilidade de pratos com carne ovinocaprina conquistou destaque.

SAIBA MAIS

Descobrimento

Cabo Verde é um país africano constituído por dez ilhas. Está localizado no Oceano Atlântico, a 640km a oeste de Dakar, Senegal. Foi descoberto em 1460, por Diogo Gomes, a serviço da Coroa Portuguesa, que encontrou o arquipélago desabitado.

Entreposto

A posição estratégica das ilhas nas rotas que ligavam Portugal ao Brasil e ao resto da África contribuíram para o local a ser utilizado como entreposto comercial e de aprovisionamento.

Comércio

Abolido o tráfico de escravos em 1876, o interesse comercial do arquipélago para a metrópole decresceu, só voltando a ter importância a partir da segunda metade do século XX.

ALEX PIMENTEL
Repórter
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics