Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

LUIZIANNE REELEITA: Prefeita ganharia no 1º turno segundo pesquisa



Alcançando 50% das intenções de voto, Luizianne já estaria eleita se as eleições acontecessem hoje

Luizianne Lins (PT) estaria reeleita para um novo mandato de 4 anos se as eleições fossem realizadas hoje, segundo os números apresentados pelo Ibope, na pesquisa contratada pela TV Verdes Mares. O relatório feito pelo Instituto confirma o aumento das intenções de voto em favor da prefeita e um quadro oposto em relação aos dois outros candidatos melhor situado: Moroni Torgan (DEM) e Patrícia Saboya (PDT). Os demais candidatos estão com chances mínimas.

Ainda aparece nesta pesquisa o nome de Luiz Gastão, que renunciou sua candidatura na última segunda-feira, quando os pesquisadores já estavam fazendo as entrevistas.

ª De acordo com os números desta sondagem, realizada entre os dias 21 e 23 deste mês com 805 eleitores, Luizianne Lins apresenta uma vantagem de 30 pontos percentuais contra seu principal adversário, Moroni Torgan (DEM) que, por sua vez, continua tecnicamente empatado com Patrícia Saboya (PDT), hoje com 16% da preferência do eleitorado da Capital cearense. Luizianne, hoje, tem 9% a mais do que a soma dos seus adversários, aumentando assim suas chances de reeleição no primeiro turno.

A pesquisa registrada no cartório eleitoral da 116ª Zona Eleitoral de Fortaleza sob o número 104541/2008. Esses resultados representam a manutenção das principais tendências verificadas na rodada passada da pesquisa, realizada no início deste mês , ou seja, de crescimento da intenção de voto de Luizianne. Assim como na rodada anterior, as intenções de voto de Patrícia ficam estáveis, bem como dos demais candidatos que se encontram em patamares mais baixos. Nesta rodada, 5% dos eleitores estão indecisos e outros 3% declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto.

Na pesquisa estimulada, Luizianne Lins (PT) aparece com 50% das intenções de voto contra 20% de Moroni Torgan (DEM) e 16% de Patrícia Saboya (PDT). Como a margem de erro da sondagem é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, o Instituto aponta empate técnico entre Moroni e Patrícia.

Nestaª rodada, Renato Roseno (PSOL) aparece com 2% das intenções de voto. Adahil Barreto (PR), Aguiar Júnior (PTC), Carlos Vasconcelos (PCB), Luiz Gastão (PPS) e Pastor Neto Nunes (PSC) figuram com 1% ou menos. 5% dos eleitores estão indecisos e outros 3% declararam intenção de votar em branco ou anular o voto (antes eram 3% e 4%).

Espontânea

Na pesquisa espontânea, as intenções de voto de Luizianne Lins chegam a 45% (6 pontos percentuais a mais que na rodada passada), enquanto as de seus adversários ficam estáveis no período: Moroni Torgan figura com 17% e Patrícia Saboya tem 13% das menções espontâneas dos eleitores da Capital cearense. Ainda na mesma, 18% dos entrevistados declaram-se indecisos ou preferem não responder sobre suas intenções de voto (contra 21% registrados no início do mês que, por sua vez, resultavam de um decréscimo de 31 pontos percentuais neste indicador desde o início do acompanhamento do cenário eleitoral do Município pelo Ibope, no início de agosto. Assim como na estimulada, os seis demais postulantes à Prefeitura de Fortaleza ficam estáveis em um patamar inferior aos três primeiros colocados.

De uma maneira geral, a evolução dos candidatos entre as duas rodadas da pesquisa é marcada pela homogeneidade, sendo que os destaques significativos entre os segmentos demográficos analisados são os seguintes: Luizianne melhora seu desempenho entre os homens, já que a intenção de voto passa de 43% para 51%. Outro crescimento significativo da petista se dá entre os eleitores com idade entre 40 e 49 anos, segmento no qual sua intenção de voto passa a ser 54% (8 pontos a mais que na rodada passada). Lins atinge a mesma intenção de voto (54%) entre os eleitores com rendimento familiar de 2 a 5 salários mínimos (eram 48% na última rodada). Por escolaridade, sua intenção de voto cresce no segmento de 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental de 51% para 55%.

Por sua vez, Moroni experimenta os maiores decréscimos em sua intenção de voto nos segmentos dos eleitores de 40 a 49 anos de idade (cai de 25% para 16%) e dos com escolaridade média (passa de 24% para 17%). No entanto, o democrata apresenta crescimento entre os eleitores de 5ª a 8 ª série (24% a 21%) e na faixa etária dos votantes de 30 aos 39 anos (17% para 24%).

Patrícia tem um desempenho mais homogêneo, sendo que se destaca apenas o decréscimo de 6 pontos percentuais (18% para 12%) sofrido pela candidata no segmento etário de 30 aos 39 anos.

Após decréscimo significativo de 13 pontos, ocorrido entre as duas rodadas anteriores da pesquisa (a de 18 de agosto e 8 de setembro), o nível de rejeição de Luizianne se estabiliza nesta rodada e atinge 21% das menções dos entrevistados, voltando a ser um dos menores verificados entre os candidatos. Os índices de seus principais adversários também ficam estáveis em patamares que variam entre 18% de Patrícia e 30% de Moroni.

2º turno

Assim como na última rodada da pesquisa, Luizianne Lins mantém a liderança nas simulações de 2º turno contra seus dois principais adversários nesta disputa. Nesta sondagem, a petista tem 60% contra 33% do democrata. Contra a pedetista, os números apontam 58% a 34% para Lins. Entre Patrícia e Moroni, a vitória seria da primeira por 46% a 37%.

Nesta rodada, a expectativa de que Luizianne Lins será reeleita é compartilhada por expressivos 75% do eleitorado de Fortaleza (eram 66% na rodada passada). Apenas 8% acreditam em vitória de Moroni Torgan (eram 13%) e 6% citam Patrícia (antes eram 10%). A administração da prefeita Luizianne Lins segue sendo bem avaliada pelo eleitorado, já que 5% dos entrevistados a classificam como ótima/boa, 36% como regular e 12% a consideram ruim/péssima. A sondagem anterior apontava, respectivamente, 53%, 34% e 12%.

ESPERANÇA
Tucanos e pedetistas admitem disputar

“Ninguém jogou a toalha”. A observação é do presidente municipal do PDT, vereador Márcio Lopes, ao ser questionado se ainda há esperança de um segundo turno na Capital. Tanto PDT quanto PSDB não acreditam que a eleição em Fortaleza já esteja ganha, definição mesmo só depois da apuração dos votos no dia 5 de outubro. Até lá, primeiro turno ainda é especulação, dizem.

Nessa reta final, onde faltam apenas 9 dias para o eleitor ir às urnas, os presidentes municipais e deputados estaduais do PDT e PSDB são unânimes em afirmar que o desempenho da senadora em sua campanha pode levá-la a um segundo turno. Porém, Márcio Lopes destaca que o fator financeiro não está ajudando muito na estrutura de campanha da pedetista.

Para ele, um segundo turno na Capital seria essencial para ter uma discussão mais aprofundada sobre projetos, já que o tempo de televisão seria dividido e daria para “desmistificar” muitas propostas feitas pela atual prefeita que segundo Márcio Lopes descreve uma “ilha da fantasia”.

Mas o vereador destaca que há a dificuldade de financiamento, que afirma atrapalhar a estrutura de campanha. Apesar da candidata ter um comitê central na avenida Santos Dumond e outro de apoio no bairro da Messejana, ele diz que aluguel de carro, combustível e outros detalhes para colocar a campanha na rua gera despesa, deixando claro que não dá para concorrer de forma igual com campanhas milionárias.

Para o deputado Ferreira Aragão (PDT), as chances de Patrícia são boas devido sua aceitação, destacando que o trabalho da campanha tem se intensificado, dando exemplo das caminhadas que afirma estarem mais presentes na agenda da candidata.

Os tucanos também se mostram otimistas, porém o deputado Tomás Figueiredo (PSDB), mesmo acreditando em um segundo turno, admite que cogitou a possibilidade da senadora absorver o percentual de queda nas intenções de voto do candidato Moroni Torgan (DEM), pois analisa que o perfil de eleitor do democrata é parecido com o da pedetista.

Mesmo Patrícia aparecendo em terceiro lugar nas pesquisas, Figueiredo opina que as propostas da senadora para a área de saúde farão com que ela conquiste mais eleitores e garanta percentual necessário para um segundo turno. O deputado Fernando Hugo (PSDB) também concorda, destacando que as propostas de Patrícia são sensatas e diferente de “promessas falaciosas”.

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics