Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Juventude quixadaense transformando sonhos em ações

Quixadá está sendo pioneira na realização do programa social global ´Geração MudaMundo`, uma iniciativa da Ashoka Empreendedores Sociais. O programa foi lançado no país em agosto de 2006 e somente agora chegou ao Ceará. Quixadá é a primeira cidade do interior a ser beneficiada com o programa.

O Geração MudaMundo (GMM) reconhece o potencial empreendedor da juventude como poderosa ferramenta para a transformação social e financia projetos elaborados por jovens de 14 a 24 anos. Atualmente tem 10 grupos de jovens em Quixadá, que passaram por uma pequena formação na elaboração de seus projetos. O acompanhamento está sento feito pelo IJC (Instituto de Juventude Contemporânea), ONG que viabilizou a implementação do programa GMM em nosso município, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS / AGEM).

Os 10 grupos do GMM de Quixadá participaram do painel de seleção da ASHOKA para receber o financiamento de seus projetos. Pipoca e Cine, Overdose da Alegria, Herbário, Fábrica de Som e RecicliArtes foram alguns dos projetos apresentados e aprovados por unanimidade pelo painel de avaliação, que ocorreu em Fortaleza. Os jovens receberão os primeiros investimento, denominados financiamento de sementes, para a implementação de suas idéias.

´´Antes era uma idéia, hoje não. Já estamos pondo o nosso projeto em prática``, disse Cleiton Teixeira, idealizador do projeto RecicliArtes, que trabalha com reciclagem e, juntamente com seu grupo, transforma garras PET em lindas vassouras que são vendidas a baixo custo para a comunidade.

Já a turma do Pipoca e Cine, não quer saber de outra coisa a não ser levar exibições de filmes com muita informação e dinamismo para as comunidades. ´´Estamos em um momento ímpar do nosso projeto, o financiamento do GMM está vindo em boa hora, vamos saber aproveitar bem esse recurso`` disse Cristiano Lameu, integrante do projeto.

Quase todos os projetos atendidos por essa iniciativa já estão em pleno funcionamento. Alguns com recursos próprios e outros com apoio de instituições publicas e privadas, como é o caso do Pipoca e Cine, que funciona com o apoio de órgãos ligados a Prefeitura e do comércio local.

O Coordenador Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, Belchior Torres, lembra o grande avanço do setor no município: ´´a juventude do município possui grande potencial inovador em suas idéias, é por reconhecer isso que a Prefeitura Municipal tem, dentro da administração, um espaço exclusivo para a Juventude``, completa.

Após o término dos atuais projetos, o Geração MudaMundo Quixadá selecionará novas idéias de jovens interessados no programa. Fique atento!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá camarada.
Estava olhando o nosso blog o da UMES, achei muito interessante então queria pedir a um amigo do ex-grupo de trabalho que é a UMES para que coloque um link do meu blog para o seu blog. vai-lá faz esse favor pro teu chapa aqui!!!!!!

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics