Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

terça-feira, 2 de setembro de 2008

ELEIÇÃO EM QUIXADÁ DEBATE FRUSTA UNIVERSITÁRIO


Quixadá. Faltando pouco mais de um mês para o desfecho das disputas aos cargos de prefeitos e vereadores por todo o País, a comunidade universitária do Sertão Central demonstra preocupação com as propostas dos candidatos no maior centro eleitoral da região. Após a realização do debate com três, dos quatro pretendentes à chefia do Poder Executivo de Quixadá, alunos e professores da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc) discutiram as “promessas” dos participantes nas áreas da educação, cultura e patrimônio. Não ficaram satisfeitos com o que viram e ouviram.

O descontentamento, principalmente dos acadêmicos, se deu em razão da invasão das militâncias dos três partidos que enviaram seus representantes ao encontro político. Caravanas do Partido Social Brasileiro (PSB), Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB) e Partido dos Trabalhadores (PT) lotaram o campus universitário. A multidão tumultuou o acesso ao Auditório Rachel de Queiroz. Poucos estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar o debate de perto. Embora tenha ocorrido a distribuição de senhas, havia auxiliares e simpatizantes de Mônica Sousa (PSB), Zé Nilson (PSDB) e Rômulo Carneiro (PT) em maior número.

Apenas o candidato Roberto Costa, do Partido Progressista (PP) não compareceu. Ele informou aos organizadores que os adversários não haviam cumprido o acordo previamente estabelecido. Carros de som, bandeiras e propaganda política não seriam permitidos, mas não foi isso o que se viu na porta da faculdade.

Avaliação

O estudante do 2º semestre de História, Natah Barbosa, avalia como negativa a participação dos candidatos. Não teve a oportunidade de ouvir as propostas deles. A gritaria dos grupos no pátio da faculdade e os bate-bocas no salão de encontros prejudicaram o principal propósito do evento. Uma demonstração da falta de controle dos pretensos governantes. A reclamação é compartilhada nos corredores da Feclesc. Não agradou nem o diretor em exercício do campus avançado da Universidade Estadual do Ceará, professor Makarius Tahim.

Na opinião dos organizadores, auto-denominados “Movimento de Estudantes de Ousadia e Atitude”, o que se viu na Feclesc foi um excelente exemplo de cidadania e conscientização política. Classificaram a mobilização como um excelente momento de integração com a sociedade. Pela primeira vez o fervor do processo democrático eletivo foi sentido dentro de uma universidade pública.

No telão armado no estacionamento, praticamente ao lado do auditório, centenas de simpatizantes dos três grupos assistiram à sabatina política.

Enquanto o professor Deribaldo Santos mediava o debate, um dos coordenadores do encontro, o professor Altemar Muniz, controlava os excessos das militâncias.

Embora tenha sido a primeira discussão de âmbito municipal, a iniciativa se tornou tradição no meio acadêmico. Nos pleitos anteriores, candidatos a vagas na Assembléia Legislativa e ao Congresso Nacional foram recebidos no centro universitário. O foco principal sempre foi voltado para a manutenção e as melhorias da universidade pública.

Enquete
Como você avalia o debate político?

Nathan Pereira Barbosa
20 ANOS
Universitário
'Essa gente só veio aqui para fazer baderna. Não ouvi nenhuma proposta. Os comitês invadiram o auditório.'

Makarius Oliveira Tahim
30 ANOS
Diretor da Feclesc
'Lamentavelmente os adversários acabaram transformando nossa faculdade uma arena de disputas.'

Fernanda Ruth Teles Paiva
22 ANOS
Organizadora
'Não tive a oportunidade de ouvir o debate. Não imaginava que uma multidão iria se concentrar na faculdade.'

Belchior Torres do Nascimento
23 ANOS
Organizador
'Acredito que atingimos o propósito. As portas da Feclesc foram abertas para a nossa sociedade.'

ALEX PIMENTEL
Colaborador
Diário do Nordeste

Mais informações:
Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc)
R. Epitácio Pessoa, 2554
feclesc@uece.br
(88) 3445.1036 / (88) 3445.1039

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics