Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Termina greve de professores da Uece


Professores continuam em estado de alerta durante todo o processo de negociação com o governo do Estado

Depois de 90 dias em greve, os professores da Universidade Estadual do Ceará, decidiram ontem, em assembléia geral, encerrar a paralisação e continuar em estado de greve, ou seja, mobilizados. A partir de hoje, eles já podem voltar às salas de aula, mas um calendário de reposição ainda será negociado entre os docentes e a Reitoria da Uece.

A decisão de encerramento da greve foi tomada após acerto verbal com o reitor Jader Onofre de Moraes, que também compareceu à assembléia dos professores. Ele se comprometeu em retirar a ação na Justiça que considerava o movimento grevista ilegal e também garantiu que não haverá nenhuma retaliação aos docentes e estudantes. “Não há nenhum motivo para retaliação”, afirmou.

Há 20 dias, a greve foi considerada ilegal pelo juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, Paulo de Tarso Pires Nogueira. A alegação da Procuradoria Geral da Uece contra o movimento era de que o sindicato da categoria não detinha 10% do total de professores associados. No entanto, os grevistas não desanimaram e mantiveram a paralisação e o número de associados já passa de 200 professores.

Segundo o advogado das três universidades - Uece, Urca (Regional do Cariri) e UVA (Vale do Acaraú) -, Inocêncio Uchôa, com o fim da greve, o objeto da ação movida pela administração superior deixa de existir e o movimento pode, assim, decretar novamente uma greve sem prejuízos legais.

A assembléia dos professores da Uece foi iniciada com mais de uma hora de atraso, depois de encerrada a assembléia unificada das três instituições. Além de estudantes e servidores, participaram da assembléia unificada parlamentares da bancada governista. O líder do governo na Assembléia Legislativa, Nelson Martins, serviu de porta-voz do Governador, retomando acertos da audiência da terça-feira.

“É um compromisso do governo discutir democraticamente essas questões”, frisou o parlamentar. A maior vitória do movimento unificado dos professores foi a abertura da mesa de negociações. Ao longo de todo o ano de 2007, as propostas da categoria não foram discutidas pelo governo estadual.

REPOSIÇÃO

Reitor prevê realização de aulas nos fins de semana

O calendário de discussões tem início hoje e deve prosseguir durante 15 dias, quando os professores irão se reunir novamente para avaliar o andamento da negociação. Os grevistas da Urca e da UVA realizarão assembléias deliberativas próprias para decidir a continuidade do movimento ou não ainda esta semana.

O reinicio das aulas deve ser automático, mas a administração superior e os professores deverão ser reunir para montar o calendário de reposição das aulas. “Vamos repor as aulas integralmente para que os estudantes não sejam prejudicados”, frisou Célio Coutinho, presidente do Sindicato dos Professores da Uece.

Já o reitor Jader Onofre ressaltou que, se for preciso, serão realizadas aulas até nos finais de semana, contanto que o conteúdo seja ministrado sem prejuízos para os alunos.

Segundo o deputado Nelson Martins, o Governo realizará levantamento dos investimentos em infra-estrutura realizados nas universidades estaduais entre 2003 e 2006. Dessa forma, compromete-se em investir 50% a mais que esses valores em 2008, 75% a mais de 2009 e o dobro em 2010.

Naiana Rodrigues
Repórter

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics