Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

UBES de gás renovado elege Ismael Cardoso novo presidente




Mostrando uma grande unidade da ampla maioria das forças que disputam o movimento estudantil, a chapa 4 "Estudantes brasileiros por uma educação de qualidade", obteve 704 votos dos votos, elegendo Ismael para estar à frente da entidade nos próximos dois anos.
O 37º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas terminou neste domingo (9) com a eleição do estudante carioca Ismael Cardoso para a presidência da entidade. O encontro reuniu durante quatro dias na capital Goiânia 2.500 estudantes, de todos os 27 estados brasileiros.

Foram credenciados 952 delegados, que tiveram direito a voto durante a Plenária Final. Deste total, 940 votaram. Quatro chapas se inscreveram para concorrer à presidência da UBES. Mostrando uma grande unidade da ampla maioria das forças que disputam o movimento estudantil, a chapa 4 "Estudantes brasileiros por uma educação de qualidade" obteve 704 votos dos votos, elegendo Ismael para conduzir a entidade nos próximos dois anos.

A chapa 1 "Luta Secundarista: por uma UBES na escola, nas ruas", da candidata de São Carlos (SP), Clara Cerminaro, 16 anos, obteve 7 votos. A chapa 2 "Rebele-se: a hora é essa. Educação como prática de liberdade" lançou o nome do estudante carioca Gregório Gould, 21 anos, e computou 169 votos. Já a chapa 3 "Juventude petista: a UBES é pra lutar" não apresentou um nome para concorrer e conseguiu 59 votos.

O novo presidente da UBES agradeceu o apoio e a confiança da maioria dos estudantes na escolha do seu nome. Disse que ele apenas é mais um dentro de uma gestão que pretende traçar uma linha de vitórias daqui para frente. Chamando todas as forças políticas "para pensar uma UBES do tamanho do Brasil' para o próximo período, ressaltou que o momento é de unificação de idéias em torno de um pacto em defesa da educação básica.

Ismael destacou o vitorioso 37º Congresso, que, segundo ele, conseguiu reunir as principais lideranças estudantis do país com objetivo de formular propostas para fortalecer a UBES e criar condições da entidade colocar cada vez mais estudantes nas ruas e pressionar pelas mudanças de que o país precisa

Propostas
Desde a quinta-feira (6) os jovens de todos os estados brasileiros, com idades entre 15 e 22 anos, contagiaram a cidade coma disposição e irreverência do movimento estudantil. Após debates, grupos de discussões, e acaloradas disputa de idéias, eles elaboraram propostas que foram votadas e aprovadas na Plenária Final do 37º Conubes.

São resoluções que reafirmam a luta da entidade pelo Passe Livre, por mais investimentos na educação básica, em defesa de uma escola mais crítica e reflexiva e pela unidade do movimento social na construção de um projeto de desenvolvimento nacional que tenha os estudantes como protagonistas

Uma novidade aprovada neste 37º Conubes e que combate o machismo dentro do movimento estudantil é a reserva de 30% das vagas da diretoria da entidade para mulheres.

Despedida
O ex-presidente da UBES, Thiago Franco, emocionou-se em determinado da Plenária Final ao fazer a sua despedida. Disse que sentirá falta da disposição em mudar o mundo que ele sempre vê em cada um dos jovens ali presentes. "Vendo essa plenária lotada, com certeza já dá uma saudade desta energia que é incrível. O pessoal fica quatro dias pulando, discutindo, cantando, dançando, pensando um país melhor e mostrando que a juventude está, sim, interessada em intervir nesta realidade", falou.

Em entrevista ao EstudanteNet fez questão de destacar o papel de todos os diretores que estiveram juntos na gestão que se encerrou. "O trabalho em parceria teve conquistas históricas, como a retomada do terreno na Praia do Flamengo. Tenho a certeza de que a próxima galera vai dar continuidade a muita coisa conquistada nesses dois últimos anos", despediu-se.

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics