Revista Central: a informação em tempo real com credibilidade

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Pesquisa: Manuela entre os primeiros na disputa pela prefeitura de Porto Alegre


As peças do jogo eleitoral se mexem, mas algumas tendências vão se consolidando. Uma delas é a pré-candidatura de Manuela D'Ávila à prefeitura de Porto Alegre. A pesquisa do Instituto Methodus, divulgada na terça-feira (15), coloca novamente a deputada comunista entre os principais nomes na disputa.

Manuela, embalada pela maior votação do RS nas últimas eleições, desde as primeiras especulações sobre a sucessão na capital gaúcha aparece como uma das opções mais fortes. Foi assim em pesquisa publicada pela revista voto, no início do ano, quando surpreendeu ao aparecer em segundo lugar, atrás do ex-governador e ex-ministro Olívio Dutra e à frente do atual prefeito José Fogaça. Nesta segunda-feira, o Instituto Methodus lançou nova pesquisa em que aponta entre os nomes para a prefeitura com alto índice de popularidade e baixa rejeição.

Em todos os cenários Manuela aparece na frente nas pesquisas, em empate técnico com o atual prefeito, José Fogaça (PPS), ou com o ex-ministro Miguel Rosseto (PT), (veja abaixo).

Para o presidente estadual do PCdoB, Adalberto Frasson, a pesquisa apresenta situação favorável, que revela a ''viabilidade de apresentar um projeto renovado para Porto Alegre''. O dirigente comunista acrescentou que o resultado da pesquisa reforça ainda mais a disposição dos comunistas em se apresentarem com cara própria no pleito. ''Esta é a nossa convicção'', disse, aproveitando para desmentir os que tentam ''plantar'' boatos que colocam em dúvida esta decisão. ''Estamos trabalhando intensamente para a construção desta alternativa; de um projeto novo para a capital, com uma esquerda renovada''.

Frasson disse ainda que a boa receptividade que o nome de Manuela tem junto aos eleitores fortalece as negociações que o partido vem realizando com as demais forças políticas. Um critério estabelecido pelos comunistas é a interlocução com os partidos que compõem a base de apoio do governo Lula. Encontros já forma realizados com PSB, PDT, PT e PMDB.

Uma das alternativas mais cogitadas pela imprensa porto-alegrense atualmente é a aliança com o PMDB. Os partidos têm mantido encontros mais intensos nos últimos dias. Ao que tudo indica, a idéia de lançar vice na chapa de Manuela é vista com simpatia por diversas lideranças peemedebistas.

''Estamos abertos às discussões em torno das possíveis alianças. Queremos contar com a participação de todos os que defendem os avanços para a capital, com renovação e a retomada do desenvolvimento econômico e social'', salientou Frasson.

Veja os números da pesquisa:

Se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem estes em quem você votaria?

Não sabe - 16,3%

José Fogaça (PPS) - 15,8%

Manuela d´Ávila (PCdoB) – 14,2%

Luciana Genro (PSOLl) – 11,7%

Nenhum – 11,1%

Miguel Rosseto (PT) – 10,4%

Onyx Lorenzoni – DEM – 8,0%

Vieira da Cunha – PDT – 7,2%

Beto albuquerque – PSB – 5,3%

Nenhum comentário:

Mande para seus amigos do orkut, twitter etc!
|
Google Analytics